Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Família Salesiana / Reitor-mor entrega mensagem à Juventude Salesiana

Reitor-mor entrega mensagem à Juventude Salesiana

Em 31 de janeiro, o reitor-mor dos Salesianos, padre Pascual Chávez, presidiu a solene celebração Eucarística na Basílica de Maria Auxiliadora e entregou a tradicional mensagem aos jovens do Movimento Juvenil Saesiano (MJS, que no Brasil recebe o nome de Articulação da Juventude Salesiana – AJS).

“Sonhem coisas grandes e sigam o seu sonho com alegria, entusiasmo e convicção” é o tema inicial da Mensagem de 2014, a última escrita por padre Pascual Chávez como reitor-mor. No texto, o reitor-mor não esconde sua emoção ao redigir esta mensagem: “Gostaria que estas minhas palavras chegassem ao coração de vocês para dizer-lhes que os amei e amarei sempre. Vocês estão no centro da minha vida, da minha oração e do meu trabalho. Vocês são a minha alegria e a fonte de inspiração e esperança para o presente e o futuro que o Senhor me reserva”, afirma.

Padre Pascual Chávez agradece aos jovens pelas orações e demonstrações de apoio ao longo de seus 12 anos à frente da Congregação, e relembra os muitos momentos vividos junto aos jovens da AJS, como as Jornadas Mundiais da Juventude. “Obrigado, queridos jovens, pela sua presença reveladora do amor de Deus, pelo frescor e o entusiasmo que comunicaram nesses encontros, pela alegria que deram ao meu coração. Com coração de pai continuarei a amá-los e, por isso, quero convidá-los a olhar o futuro com esperança”.

Em seguida, o reitor-mor fala do “anúncio de uma nova primavera para a Igreja e para o mundo”, representada na figura doce e profética do Papa Francisco. “Qual é o sonho que seduziu o Papa Francisco e que contagia e fascina tantos jovens? É uma Igreja livre da mundanidade espiritual, livre da tentação de fechar-se em seu quadro institucional, livre da tendência ao emburguesamento e do fechamento em si mesma, livre principalmente do clericalismo e do machismo. Uma Igreja encarnada neste mundo, resplendente nos mais pobres e nos que sofrem. Uma casa aberta a toda a humanidade”, ressalta. Para padre Pascual Chávez, o chamado a este sonho é feito a todos os crentes, mas especialmente aos jovens, para que “vivam com igual intensidade a sua ousadia missionária” e invistam suas energias em causas nobres e para as quais valha a pena se dedicar. “É o que lhes pede o Papa Francisco, o que lhes pede Dom Bosco, o que eu lhes peço nesta última mensagem, como um testamento espiritual a conservar ciosamente em seus corações e realizar em suas vidas”.

A mensagem continua relembrando o convite aos jovens para que orientem suas vidas segundo um projeto vocacional, que contemple a busca da santidade na alegria e no serviço. “Apropriar-se da espiritualidade salesiana é penetrar no coração mesmo de Dom Bosco, onde comprometimento e alegria caminham juntos, santidade e alegria formam um binômio inseparável”, considera padre Pascual Chávez. “O convite do Papa Francisco a vocês, jovens, é para partir sem medo a fim de servir o mundo, e enriquecê-lo com o dom de Cristo e do Evangelho. A vocês, ele confia a convicção da real possibilidade de mudar o mundo, porque Jesus Ressuscitado está conosco, todos os dias, até o fim dos tempos, e renova todas as coisas: ‘Uma fé autêntica comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar alguma coisa melhor depois da nossa passagem pela terra’ (Evangelii Gaudium, 183)”, completa.

Ao concluir a mensagem, padre Pascual Chávez despede-se retomando as palavras de Dom Bosco: “Até o último respiro de minha vida será para vocês, meus queridos jovens”, e confia a juventude salesiana a Maria Auxiliadora, para que Ela os ajude “a dar um belo testemunho de comunhão, de serviço, de fé ardente e generosa, de justiça e de amor pelos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue a todos os jovens e nenhuma periferia fique sem a sua luz”.

A íntegra da Mensagem aos Jovens do MJS-AJS pode ser baixada em português, em PDF, ou acessada no site dos Salesianos de Dom Bosco: www.sdb.org

Fonte:www.boletimsalesiano.org.br

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top