Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Colaboradores da OSSJB participam de formação sobre identidade salesiana e violência doméstica

Colaboradores da OSSJB participam de formação sobre identidade salesiana e violência doméstica

Palestras trataram ambiente educativo-pastoral, a exemplo de Madre Mazzarello, e como identificar e intervir em violências sofridas por crianças em casa

Os colaboradores da Obra Social São João Bosco, em Campinas, participaram de sua formação mensal na sexta-feira, 25 de agosto. O evento reuniu cerca de 120 membros dos oito núcleos da obra, para um dia de confraternização e aprendizados.

Carlos Eduardo Sacolli dá início ao evento com o Bom Dia aos colaboradores

Carlos Eduardo Sacolli dá início ao evento com o Bom Dia aos colaboradores

No início do encontro, Carlos Eduardo Sacolli lembrou que o tradicional “Bom Dia/Boa Tarde” – momento realizado ao início de cada período do dia com os atendidos -, começou com uma prática de Mamãe Margarida, mãe de Dom Bosco. O coordenador do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora também fez uma reflexão a respeito das vocações, salientando que a primeira vocação é amar. Os colaboradores do Núcleo São João Batista continuaram no tema, com a oração inicial, que levou em conta o tema mensal das vocações e fizeram um discernimento com os colaboradores sobre a Parábola dos Talentos.

Padre Glauco dá as boas vindas e deseja uma ótima formação aos presentes

Padre Glauco dá as boas vindas e deseja uma ótima formação aos presentes

Os novos integrantes do time de colaboradores da obra foram apresentados e Padre Glauco fez a abertura da formação explicando o que seria realizado e desejando um bom dia de formação a todos.

Irmã Dorcelina Rampi, Ecônoma da Inspetoria Santa Catarina de Sena e Diretora da Comunidade Religiosa Filhas de Maria Auxiliadora, apresentou o filme “Maín – Casa da Felicidade” aos integrantes da obra, que, após assistirem à história de Madre Mazzarello no filme, tiveram um momento de discussão com a irmã sobre o ambiente educativo-pastoral vivenciado pela freira em Mornese – onde a congregação se iniciou –, e como essa experiência contribui para que possamos continuar a ação educativa nos dias atuais.

Filme Maín- A Casa da Felicidade, que apresenta a vida e a missão de Madre Mazzarello em Mornese, Itália

Filme Maín- A Casa da Felicidade, que apresenta a vida e a missão de Madre Mazzarello em Mornese, Itália

Irmã Dorce também fez um paralelo em relação à identidade salesiana vivida não apenas por Dom Bosco, mas pela própria Madre Mazzarello antes mesmo de conhecê-lo, ressaltando o que o filme mostra: uma espiritualidade e santidade da madre que se constituiu no dia a dia. “Uma santidade que se constrói não no extraordinário, mas no cotidiano da vida”, destacou a irmã.

Na parte da tarde, o tema apresentado aos participantes foi “Violência Doméstica: manifestações e possíveis intervenções”. A professora Lilian Rosária Gonçalves de Freitas, da Unisal de Campinas, juntamente com alunos do Grupo de Estudos sobre violência na escola e suas manifestações, fizeram uma atividade com os colaboradores a fim de exemplificar a sensibilidade que se precisa ter para notar possíveis situações de vulnerabilidade que o atendido possa sofrer.

Profª Lilian Rosária Gonçalves de Freitas, da Unisal Campinas

Profª Lilian Rosária Gonçalves de Freitas, da Unisal Campinas

Durante a palestra, a professora explicou que Dom Bosco já vivia isso na época, uma vez que lidava com crianças em situações mais vulneráveis e orientou os colaboradores a terem atenção a reações agressivas, que podem ser um reflexo do que elas vivem em casa.

Lilian argumentou também que os casos de violência doméstica são caracterizados por qualquer ação violenta que prejudique o bem-estar, a integridade física e psicológica, a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família, reforçando que a negligência também é uma violência. Como orientação, a professora trouxe exemplos do que pode ser feito em situações suspeitas e a quem recorrer, direcionando os colaboradores da obra para uma ação concreta a fim de que casos assim não aconteçam.

Por fim, a Santa Missa encerrou o evento de muitos aprendizados e trocas de experiências em diversas áreas do conhecimento que buscam, sempre, melhorar o trabalho da obra social com seus atendidos.


——————————————————————————————————————–

Texto e Fotos: Mariana Ignácio

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top