Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Compromissos educativo-pastorais são tema de formação para colaboradores da Obra Social São João Bosco

Compromissos educativo-pastorais são tema de formação para colaboradores da Obra Social São João Bosco

Irmã Cláudia, Filha de Maria Auxiliadora, aborda o assunto com os presentes, explicando a importância dos compromissos para a missão salesiana

A última sexta-feira de cada mês na Obra Social São João Bosco, em Campinas, é dedicada à formação de colaboradores tanto da ação social quanto da educação. Na formação do mês de outubro, realizada no dia 27, os colaboradores da obra puderam discutir os compromissos Educativo-Pastorais e aprofundar-se no tema de grande importância para a missão salesiana.

A Irmã Cláudia Regina Correia Ribeiro, das Filhas de Maria Auxiliadora, foi quem palestrou sobre o assunto, explicando que o princípio e fundamento da missão salesiana é a pedagogia do amor e que esta deve guiar os educadores de uma casa salesiana. Assim como Dom Bosco e Madre Mazzarello acreditavam na força libertadora do amor, os educadores salesianos devem atuar com paixão e bondade educativa, a fim de que os jovens atendidos sejam confiantes porque experienciam o autêntico amor humano que surge do trabalho realizado.

Irmã Cláudia, Filha de Maria Auxiliadora, aborda os compromissos educativo-pastorais

Irmã Cláudia, Filha de Maria Auxiliadora, aborda os compromissos educativo-pastorais

Após a apresentação dos sete compromissos educativo-pastorais, Irmã Cláudia pediu para que os colaboradores de dividissem em grupos e discutissem um compromisso, pensando em outras fontes de informação que poderiam ser usadas para um maior embasamento e em palavras-chave que descreveriam cada um dos compromissos. Ao final da apresentação dos grupos, foi feito um credo dos compromissos, baseado em cada descrição da ação educativa-pastoral apresentada nos sete tópicos.

Colaboradores da OSSJB discutem os compromissos propostos por Irmã Cláudia

Colaboradores da OSSJB discutem os compromissos propostos por Irmã Cláudia

Logo após o almoço, os colaboradores participaram de uma atividade de animação, que incluiu brincadeiras em grupo, um momento de descontração para que a tarde continuasse a todo vapor.

Diego Sampaio, assessor de pastoral da obra, conduziu um momento de reflexão com os colaboradores. Usando como exemplo o atentado à creche em Minas Gerais, que vitimou várias crianças, Diego destacou a figura da professora Helley Batista, que enfrentou o autor do crime e impediu que mais crianças sofressem com o incêndio, um exemplo de como o trabalho de professores e educadores deve ser baseado no amor e na atenção a cada aluno. Os colaboradores ainda fizeram um momento de partilha de experiências em grupo, que uniu núcleos de ação social e centros de educação infantil numa discussão muito rica.

Colaboradores da Educação são homenageados e presenteados

Colaboradores da Educação são homenageados e presenteados

Por fim, os professores e colaboradores da educação foram homenageados por conta do Dia dos Professores, e uma missa foi celebrada para encerrar a formação mensal. Na missa, uma lembrança a Nossa Senhora Aparecida, que em 2017 completa 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul. A coroação fechou o dia com muita alegria e bênçãos da Mãe Aparecida.

Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida na missa: 300 anos de bênçãos

Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida na missa: 300 anos de bênçãos

——————————————————————–

Texto e fotos: Mariana Ignácio

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top