Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Família Salesiana / Conhecendo os caminhos de Dom Bosco

Conhecendo os caminhos de Dom Bosco

De 10 a 22 de outubro tive a alegria de participar da Peregrinação Formativa organizada pela Inspetoria Salesiana de São Paulo em comemoração aos 200 anos do nascimento de Dom Bosco. Era um grupo de 35 peregrinos desejosos de conhecer os lugares por onde Dom Bosco passou. Iniciamos a peregrinação conhecendo os lugares onde ele nasceu e cresceu. Vimos a casa e o quarto onde ele teve o sonho que marcou toda sua vida vocacional. Nestes locais tem um belo santuário, um museu missionário e uma exposição que conserva os objetos usados naquele tempo pelos camponeses na terra e pelas donas de casa, como enxada, ferro de passar roupa, pilão…

A peregrinação em comemoração aos 200 anos do nascimento de Dom Bosco visou conhecer os lugares por onde ele passou

A peregrinação em comemoração aos 200 anos do nascimento de Dom Bosco visou conhecer os lugares por onde ele passou

Visitamos ainda o município de Moncuco. Nesta pequena região tinha um sítio onde João Bosco viveu como pequeno empregado quando ele tinha entre 12 e 13 anos. È o chamado sítio dos Moglia, ainda hoje está lá a placa na entrada. Em Moncuco também existe uma igreja, onde João Bosco todo fim de semana ia participar das práticas religiosas. Aqui, segundo narra a tradição, ele teria feito sua primeira experiência de um pequeno oratório com as crianças que moravam por ali. Conheci ainda o município de Capriglio onde nasceu Margarida, a mãe de João Bosco. Tudo ali é uma mistura de bosques, plantações e vilarejos, tudo muito bem cuidado.

Placa de entrada no Sítio dos Moglia

Placa de entrada no Sítio dos Moglia

Também conhecemos o lugar onde nasceu e viveu São Domingos Sávio. Vimos a oficina em que seu pai trabalhava como ferreiro. E a máquina de costura de sua mãe.

Bem, em seguida fomos para a cidade de Chieri, onde João Bosco chegou por volta dos 15 anos tendo que estudar em escola pública. Como não podia voltar para casa teve que morar em casas alugadas. Entre todas estas casas conhecemos o local onde funcionava o chamado Café Pianta, em que João trabalhou como garçom.  Neste mesmo local ele também passava a noite. Ainda está conservado o cantinho bem apertado que ele usava para dormir. Depois fomos conhecer o seminário onde ele passou seis anos estudando filosofia e teologia para ser padre.

O Padre Osmar Padovan sentiu-se lisonjeado pela oportunidade de participar desta rica experiência

O Padre Osmar Padovan sentiu-se lisonjeado pela oportunidade de participar desta rica experiência

No outro dia fomos visitar Mornese, vilarejo onde nasceu Maria Domingas Mazzarello, que fundou com Dom Bosco a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. È uma região com plantação de muitas videiras.

Estivemos a seguir em Turim, conhecendo a igreja onde Dom Bosco foi ordenado padre. E visitamos também a Igreja de São Francisco de Assis onde no dia 8 de dezembro de 1841, na sacristia ele teve o encontro com o primeiro jovem dando início a seu trabalho oratoriano. Conhecemos ainda a Basílica de Superga que Dom Bosco levava os meninos para passear quando seu oratório ainda não tinha residência fixa.

O Padre Osmar Padovan teve o privilégio de celebrar uma missa durante a peregrinação

O Padre Osmar Padovan teve o privilégio de celebrar uma missa durante a peregrinação

Depois chegamos em Valdocco, onde hoje está a formosa Basílica dedicada a Maria Auxiliadora. Também a capela Pinardi, que foi o primeiro lugar que Dom Bosco encontrou para reunir seus jovens, depois de ter caminhado por tantos outros. Neste local ele foi criando salas, abrindo casas para acolher os órfãos que iam chegando. Ali também ele abriu as primeiras oficinas para ensinar um ofício para eles. Neste local ele contou muito com a colaboração do Teólogo Borel, do padre Cafasso e de outros, inclusive de sua mãe Margarida.

Por fim estivemos também em Roma, onde visitamos o vaticano e participamos de um encontro com o papa. E conhecemos também outros lugares históricos de importância cultural e religiosa. Fomos até o santuário do Sagrado Coração de Jesus construído por Dom Bosco a pedido do papa Leão XIII.

Terminamos a peregrinação na Casa Geral da Congregação Salesiana, conhecendo um pouco do Arquivo Histórico e sendo acolhidos pelo atual Reitor Mor, Angel Artime, o Dom Bosco vivo hoje para nós.

Os peregrinos foram acolhidos pelo Reitor Mor, Angel Artime

Os peregrinos foram acolhidos pelo Reitor Mor, Angel Artime

Agradeço a Inspetoria e a Comunidade Salesiana de Campinas por esta rica experiência que muito ajudará em meus estudos sobre este grande santo da era moderna, Dom Bosco.

Em resumo é isto!

Depoimento do Padre Osmar Hercules Padovan

 

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top