Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Outras Notícias / Cozinheira da OSSJB participa do Festival de Receitas

Cozinheira da OSSJB participa do Festival de Receitas

A educadora do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora (Vila Taubaté), Edna Santos, foi uma das seis cozinheiras selecionadas para apresentar sua receita no Festival de Receitas realizado pelo parceiro Mesa Brasil (Sesc Campinas). Nos dias 29 e 30 de outubro, as profissionais que tiveram suas receitas contempladas na exposição puderam passar um pouco do conhecimento e história, aos presentes na sala multiuso I, do Sesc Campinas.

A cozinheira Edna Santos nos preparativos para o preparo da Galinhada

A cozinheira Edna Santos, juntamente com a nutricionista Lilian Rocha, nos preparativos para o preparo da Galinhada

Na quinta-feira foi a vez da cozinheira da OSSJB. Os cerca de 50 presentes se emocionaram e se deliciaram com a receita da Galinhada da Edna. “No início eu pensei que não fosse conseguir realizar a receita, mas aos poucos fui me familiarizando com os presentes e consegui até contar um pouco do meu trabalho na obra”, diz a cozinheira. O critério de seleção foi a rapidez no preparo das receitas, tendo em vista o pouco tempo disponível para a elaboração na oficina.

No começo do Festival, Edna estava tímida. Mas aos poucos foi sentindo-se acolhida pelos presentes

No começo do Festival, Edna estava tímida. Mas aos poucos foi sentindo-se acolhida pelos presentes

O festival visa reforçar a importância da memória afetiva nas escolhas alimentares e a maneira que lidamos com os alimentos no cotidiano. A nutricionista Lilian Rocha, Coordenadora do Programa Mesa Brasil em Campinas, reforça que todas as cozinheiras têm muita história para contar sobre com quem aprenderam a cozinhar ou até sobre o cheiro de alguma receita que lembra alguém muito querido. “Tudo isso é importante pra gente. Além disso, tivemos aproveitamos a oportunidade para valorizar o trabalho dessas cozinheiras, que em muitas vezes, ficam escondidas dentro da cozinha”, destaca.

Lilian comenta que o festival também homenageou uma das cozinheiras que faleceu este ano, a Dona Fátima (da Instituição Social Projeto Gente Nova). Todas as receitas encontram-se no Livro de Receitas realizado pelo Mesa Brasil em 2012. Das 36 receitas do livro, foram selecionadas seis:

– Empadão de Frango (Nilza: Associação Amigos da Criança)

– Bolo de frutas (Cidinha: Centro Assistencial Romília Maria)

– Pão da Fátima (Fátima (in memorian: Projeto Gente Nova)

– Bolo Emergencial (Elizabeth: Projeto Gente Nova)

– Pão de Geladeira (Cida: Associação Evangélica Assistencial)

– Galinhada (Edna: Obra Social São João Bosco)

O Festival de Receitas do Mesa Brasil ofereceu uma oportunidade de valorização do trabalho das cozinheiras das Instituições atendidas

O Festival de Receitas do Mesa Brasil ofereceu uma oportunidade de valorização do trabalho das cozinheiras das Instituições atendidas

A nutricionista ainda afirma que a escolha foi bem difícil. “Todas as receitas têm um toque de emoção, uma história de vida que deveriam ser compartilhada. É uma lição pra todos nós”. Esta foi a primeira vez que o Festival convidou as próprias cozinheiras para realizar os pratos. As oficinas são normalmente realizadas por Chefes de cozinha contratados. Mas a experiência deu tão certo que os organizadores pretendem repetir a oficina!

 

Sobre o Programa Mesa Brasil (Sesc Campinas):

O Programa do Mesa Brasil foi implementado no Sesc Campinas em junho de 2011. Atualmente, a unidade campineira conta com a participação 52 instituições sociais. Dessas, uma é de Hortolândia, duas são de Americana, uma de Valinhos e as outras todas localizadas em Campinas.

Para mais informações, visite o site do Programa Mesa Brasil: www.sescsp.org.br/mesabrasil

 

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top