Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Família Salesiana / Dia de Festa para quem tem Coração Salesiano!

Dia de Festa para quem tem Coração Salesiano!

O dia 16 de agosto poderia ser mais um dia comum, uma data em que se comemoram muitos acontecimentos pelo mundo afora que com toda a certeza são muito relevantes: nascimentos, casamentos, eventos históricos, enfim, uma infinidade de fatos marcantes podem ter acontecido neste dia ao longo dos tempos! Contudo, o fato mais marcante já ocorrido nesta data para nós da Obra Social São João Bosco e para tantos outros que, como nós, têm coração Salesiano, se passou em 1815.

Em 16 de agosto de 1815 nascia João Melchior Bosco, em Castelnuovo d’Asti, nos arredores de Turim – Itália. Um menino nascido numa família de camponeses, humildes, gente simples do campo, mas que, no entanto, veio a se tornar um expoente na evangelização e promoção da juventude de sua época.

O pequeno Joãozinho Bosco foi um menino vivo, esperto, um perfeito saltimbanco que usava da arte para aproximar seus amigos de Deus!

db_3

Joãozinho também foi um menino cheio de sonhos e num deles, aos nove anos, Jesus e Maria lhe apontam uma direção, um caminho que vai guiá-lo para grandes alegrias e realizações. Nossa Senhora lhe mostra um campo cheio de jovens que se transformam em animais ferozes e depois em mansos cordeiros e lhe diz que aquele era o campo onde deveria trabalhar, que deveria tornar-se forte, humilde e robusto e fazer pelos jovens o mesmo que acontecera com aqueles animais, isto é, transformar feras em cordeiros!

A princípio, para uma criança, o que este sonho poderia significar? O que um simples camponês como ele, com pouca instrução e poucos recursos poderia fazer para cumprir uma missão que lhe fora designada por Nossa Senhora?

Em busca destas respostas, Joãozinho estudou e sentiu despertar em si o desejo de ser padre. Talvez aquele fosse o caminho para cumprir a missão que recebera? O tempo e todas as ações de João Bosco que se seguiram mostraram que sim!

Em 05 de junho de 1841, João Bosco é ordenado padre e tornar-se Dom Bosco, o Padre Bosco, que em pouquíssimo tempo e com muita sensibilidade percebeu as necessidades dos jovens de sua época e fez deles a causa de sua vida.

Meninos pobres, órfãos, sem instrução e muitos vivendo à margem da lei, todos eles representavam uma multidão de meninos que não tinha voz e nem vez na sociedade. Dom Bosco lhes deu amor, pão, instrução, formação religiosa, trabalho e o mais importante: lhes ofereceu sua vida inteira como prova de amor e testemunho de sua vocação!

db_2

Dom Bosco levou quase a vida inteira para perceber que ele conseguira atender ao chamado que Maria Auxiliadora, a quem devotava de todo coração um amor filial e entregava todas as suas angústias e alegrias, lhe havia feito naquele sonho de infância. Tudo o que Dom Bosco almejou e fez em sua vida foi a salvação dos jovens e para isso trabalhou incansavelmente! Quando lhe era perguntado se não estava cansado com tantos afazeres e tantas tribulações, com um sorriso no rosto ele dizia “Descansaremos no paraíso!”.

O dia de hoje é, portanto, um dia de lembrar com grande alegria deste santo que revolucionou a maneira de educar e fundou uma Congregação religiosa que tem firme convicção de que aquele sonho, aquela missão confiada por Nossa Senhora a Dom Bosco, não terminou. Somos herdeiros de uma pedagogia encantadora e coerente que vai se perpetuando ao longo dos tempos no trabalho desenvolvido pela Congregação Salesiana. A marca indelével de Dom Bosco preenche nossos corações e faz pulsar em nós um coração legitimamente Salesiano! Coração de quem dá a vida por esta missão!

Dom Bosco não é mero fundador de uma grande Obra. Ele é pai, mestre, amigo, sonhador e idealizador de uma grande Família, um legado de valor inestimável que ao longo de quase duzentos anos vem trazendo alegria, esperança e fé para a vida de quem ama e acredita neste carisma!

Queridos Salesianos, colaboradores, educandos, ex-educandos, voluntários e parceiros, alegrem-se conosco! Hoje é dia de São João Bosco!

São João Bosco, rogai por nós!

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top