Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Espaço Dom Bosco Educador / Dom Bosco continua transformando vidas

Dom Bosco continua transformando vidas

Quando olhamos para Dom Bosco e conhecemos sua história, descobrimos um testemunho de bom pastor que ofereceu sua vida pelas ovelhas. Desde muito cedo Joãozinho Bosco descobriu seu desejo de amar mais e mais. Esse amor não ficou restrito apenas a um pequeno grupo ou a uma pequena cidade, espalhou-se pelo mundo inteiro.

Dom Bosco é conhecido como um homem sonhador, não apenas por ter intuído sua missão através de um sonho, enquanto dormia, mas principalmente por ter contribuído para que se tornasse realidade o sonho de uma sociedade mais justa, onde os jovens pudessem demonstrar e desenvolver suas habilidades. Ele sonhou com o reconhecimento da dignidade dos filhos amados de Deus e através do seu testemunho de vida ensinou a outros a linguagem “dos sonhos, dos vastos horizontes, dos valores e das perspectivas exaltantes”.

Educador por excelência Dom Bosco queria formar “bons cristãos e honestos cidadãos” por isso sua proposta educativa educa a interioridade, numa sociedade onde o mais importante é o PARECER em detrimento do SER. Educar o interior requer reflexão, autoanalise e confronto a fim de que os educandos se conheçam, encontrem a si mesmos, gostem cada vez mais daquilo que são e se reconhecem um dom.

Outra característica importante do modelo educativo de Dom Bosco é o ambiente educativo, este deve ser acolhedor, agradável e familiar. Dom Bosco viveu numa época em que eram fortes os níveis de autoridade, mesmo assim, para ele o educador deveria conviver com o educando, conhecer seus gostos, seus sonhos, conquistar sua confiança. O ambiente deve exalar otimismo e bondade, pois educar é “coisa do coração”.

Quem passa por uma casa Salesiana não se esquece da acolhida, da bondade com que é recebido. Este é o sentimento que expressam alguns educandos do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora (Vila Taubaté). Eles foram beneficiados com a ação e certamente farão a diferença no mundo.

Rafaela Fernanda, 15, (um ano de Obra): “O tempo que estive aqui aprendi coisas interessantes, conheci pessoas novas. Na banda aprendi a tocar instrumentos de percussão, no coral aprendi formas de cantar, tipos de vozes e acordes. Na Obra aprendi a aproveitar melhor minha vida, longe de coisas que possam me prejudicar, quero viver minha juventude integralmente”.

Carolina Galdino, 15, (três anos de Obra): “Aprendi muito com todos os educadores. Agradeço ao Kadu, a Lucy e aos educadores que sempre se preocuparam com o que acontecia comigo”.

Klayver Sampaio, 15, (dois anos de Obra):Foi bom ficar aqui no Núcleo por que eu convivi com pessoas da minha idade, fiz vários amigos. Agradeço aos educadores que me ensinaram muitas coisas”.

José Wilker, 15, (cinco anos de Obra):Aprendi muitas coisas, fiz amigos, gosto dos educadores e agradeço por que graças a eles eu mudei para melhor”.

Texto de Angelita Santos, ex-educadora do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora (Vila Taubaté).

 

 

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top