Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Dom Bosco

Dom Bosco


Nascido na Itália, no início do século XIX, filho de camponeses humildes, João Bosco precisou enfrentar a “dura realidade” logo cedo: a perda de seu pai aos dois anos, a pobreza, o irmão mais velho sempre insistindo que parasse de estudar para trabalhar e ajudar no sustento da família, dentre outras situações difíceis. Mas João era persistente e queria estudar de qualquer maneira.
Aos nove anos, teve um sonho completamente incompreensível na época. Era algo como transformar meninos maus em doces cordeiros. Essa transformação ocorreu a partir do momento em que eles foram tratados com dignidade e respeito. Mesmo gostando muito de estar entre os jovens e, acima de tudo, falar-lhes sobre o Evangelho de Jesus, não conseguiu entender seu sonho durante anos.

Sonho de Dom Bosco

Sonho de Dom Bosco

Sua vida foi de dedicação intensiva aos jovens excluídos: brincadeiras, mágicas, músicas, artes e muita Palavra de Deus, era a forma como Dom Bosco interagia e cativava os adolescentes.
Graças à ajuda de pessoas bondosas que apareceram em seu caminho pôde estudar. João Bosco sempre foi muito esforçado e se interessava em aprender tudo o que podia.

Com muita dificuldade foi crescendo e estudando até que se ordenou padre. Após sua ordenação, recusou vários convites para trabalhar em grandiosas obras e ganhar muito dinheiro, mas preferiu estar ao lado dos jovens desamparados e necessitados. Fundou o primeiro Oratório Festivo e até hoje adotamos seu sistema preventivo para educar os jovens. A inspiração de Dom Bosco foi do Espírito Santo e contando sempre com a presença de Maria foi ela que tudo fez”.
Foi aí que entendeu seu tão significativo sonho: sua missão era descobrir (ou fazer brotar) a essência positiva daquele que aparentemente mostrava-se mau e isso já o transformaria, apareceria o verdadeiro sujeito, dotado de características boas. O amor ao próximo, como Jesus ensinou, por si só faz esta transformação.
A inspiração bíblica ele buscou em Lc 15 (a ovelha desgarrada) e em 1Cor 13 (a prática do amor). Seus filhos e filhas (Salesianos, Filhas de Maira Auxiliadora, Voluntários de Dom Bosco, Cooperadores Salesianos, e mais cerca de 30 grupos que seguem a sua proposta educativa-pastoral) sentem-se gostosamente em “Dom Bosco hoje, para os jovens de hoje”.


Os comentários estão fechados.

'
Scroll To Top