Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / “É pelos educandos que estou aqui”

“É pelos educandos que estou aqui”

Edna Santos, 49, nasceu na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, é a cozinheira do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora. Veio para Campinas em 2001, junto com três dos seus cinco filhos, pois seu marido estava trabalhando na cidade paulista. Ao chegar a Campinas, trabalhou por três anos no Projeto da prefeitura Letraviva – Programa Brasil Alfabetizado em Campinas. Ao sair, dedicou-se não apenas a educação de seus filhos, como também foi coordenadora de catequeses e catequista. “Realizávamos encontro aos sábados com nossos catequistas e seus irmãos. Mal eu sabia que estava ajudando a colocar em prática o Oratório”, diz a cozinheira.

Nesta época, o Diretor Padre Plínio Possobom convida Edna para fazer parte da Equipe da Faislândia (evento realizado nas férias de Janeiro). Após sua participação neste evento, Edna aceita a proposta do Padre de se tornar voluntária na Obra. Em 2008, ela começa a trabalhar como efetiva na área da limpeza no Centro de Educação Infantil Nave Mãe Darcy Ribeiro. Em 2010, devido a realização de uma cirurgia, ela é convidada a ir para a cozinha do mesmo núcleo.

Edna com outras educadoras do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora

Edna com outras educadoras do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora

Em agosto de 2011, Edna passa a trabalhar no Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora, na Vila Taubaté. Por morar no bairro Monte Cristo, não leva tanto tempo assim para chegar ao trabalho. Mesmo já morando em Campinas há anos, a saudade da família que mora em Dourados é grande. “Pretendo voltar pra lá assim que possível. Lá a estrutura de vida é muito diferente, além de toda a minha família morar na cidade”, comenta Edna.

A cozinheira conta que pensou em deixar o trabalho muitas vezes. Quando este sentimento a dominava, dava uma escapada da cozinha para observar um pouco os educandos na quadra. “Só de ver a alegria dos meninos e também a paixão com a qual o atual coordenador do núcleo (Carlos Eduardo Sacolli) passavam, já acalmava meu coração, e isso me dava, e me dá ainda, forças para continuar”, diz Edna.

A cozinheira é um exemplo muito grande de amor ao trabalho. Ela afirma que tudo o que faz, todo o seu esforço, são para as crianças do núcleo. “São por eles e para eles todo o meu trabalho. É pelos educandos que estou aqui”.

 

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top