Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Educadores da OSSJB se preparam para a “Boscolândia”

Educadores da OSSJB se preparam para a “Boscolândia”

O mês de julho já chegou e com ele as férias da garotada! A fim de melhor aproveitar este período de descanso e lazer, a Obra Social São João Bosco proporciona o Movimento de Férias (conhecido, também, como “Boscolândia”) para seus educandos.

Mas antes dos alunos vivenciarem esta experiência de alegria e diversão, os educadores passam por um dia de formação tão animado quanto!

IMG_5509

Assim, na quarta-feira, dia 29 de junho, 23 educadores sociais da OSSJB se reuniram no Núcleo São João Batista (Centro) e iniciaram as atividades com oração, momento do “Bom dia” e dinâmica das caixas.

O Diretor Presidente, Padre Glauco Landim, falou brevemente sobre a infância e adolescência de Dom Bosco. Disse que “Joãozinho” procurava aperfeiçoar suas habilidades com as artes circenses observando os saltimbancos (grupo de nômades-atores) em suas visitas à cidade. “Ele assistia os artistas e voltava para o vilarejo onde morava para se apresentar aos amigos e vizinhos. Numa ‘roça’ onde não havia muitas opções de entretenimento, quem sabia fazer malabares fazia sucesso”, comentou o Padre. Desta forma, ressaltou a importância da constante formação de si mesmo, tanto no âmbito espiritual como também sobre as ações lúdicas e esportivas que, por sua vez, são formas alternativas de evangelização.

IMG_5520

Após a fala do diretor, o Professor de Educação Física, José Domingos Gigli (voluntário do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora, Vila Taubaté), esteve presente como condutor da formação onde apresentou uma série de jogos para os participantes. E nada melhor do que aprender uma brincadeira nova brincando! Os educadores “voltaram a serem crianças” e se esbaldaram com cirandas, bolas, corridas, futebol, gincanas e muito mais!

IMG_5627

A cada atividade, Domingos fazia uma reflexão de como a brincadeira poderia auxiliar na educação dos alunos, quais áreas psíquicas eram trabalhadas e quais os outros benefícios físicos que cada uma desenvolvia.

IMG_5565

Depois de uma manhã e parte da tarde bastante agitadas, o encerramento ficou por conta do Animador de Pastoral, Diego Sampaio, que falou um pouco sobre a “Mística do trabalho educativo aos olhos de Dom Bosco”. Os educadores puderam se aprofundar na beleza e grandiosidade da missão que é educar crianças e jovens visando, sempre, o desenvolvimento de “bons cristãos e honestos cidadãos”!

IMG_5684

O Movimento de Férias acontece em todas as unidades da OSSJB e vai do dia 04 ao dia 22 de julho de 2016.

____________________________

Texto e fotos: Gabriela Haeitmann

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top