Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Espaço Dom Bosco Educador / Espaço Dom Bosco Educador

Espaço Dom Bosco Educador

São Paulo, 31 de janeiro de 2015.

Queridos Membros da Comunidade Educativo-Pastoral,
Queridos(as) Leitores(as),

Deus está nos oportunizando um tempo de “especial graça”. Estamos em plena vivência do “ano bicentenário do nascimento de Dom Bosco” (1815-2015). É fácil perceber: em nossas escolas, paróquias, obras sociais, campi universitários, casas de formação ressoam o exuberante clima de quem deseja celebrar, com alegria e gratidão, a vida do “santo dos adolescentes e jovens”. Toda a Família Salesiana está em festa. E nós não podemos, de forma alguma, permanecer indiferentes a este belo e instigante momento de renovação. A proposta pedagógico-pastoral atuada por Dom Bosco, desconhecendo os limites da geografia, das diferenças culturais, da diversidade das raças, fez um caminho, está presente nos cinco continentes e em mais de 130 nações. Por isso, repito, não é possível permanecer indiferente a esse fato. Por tudo, Deus seja louvado!

Há mais de cem anos Dom Bosco também chegou em Campinas. E com ele chegou a força de um espírito, o carisma salesiano.

Celebrar Dom Bosco, porém, exige de nós uma renovada consciência de fé e nos remete a um esperançoso olhar para o futuro. Renovemos, em nós, as grandes crenças de Dom Bosco:

– crença nos adolescentes e jovens… eles são a porção mais delicada e preciosa da sociedade!
– crença no valor da educação: ela é a mediação mais instigante e eficaz para que as desejadas transformações das pessoas e das estruturas ocorram de forma consistente.
– crença no Sistema preventivo, o jeito salesiano de fazer educação, baseado na religião, na amorevolezza e na razão.

E assim deve ser, porque Deus ama os jovens! Eles não são o nosso passatempo! Eles são, isso sim, a missão de nossas vidas! Suas alegrias e tristezas, conquistas e dores, esperanças e desafios, devem orientar nossas escolhas! Assim estaremos, “como Dom Bosco”, “com os jovens e para os jovens”.

Tenho certeza que a nossa comunidade educativo-pastoral saberá celebrar, com amor criativo e fé agradecida, o nosso amado pai e inspirador Dom Bosco. Ele, que por amor a Deus, fez-se todo dos jovens nos alcance abundantes graças do céu e nos confirme em nossa missão junto aos adolescentes e jovens.

A Virgem Auxiliadora seja nossa mestra e nos ensine os caminhos da fidelidade missionária!

Recebam meu fraterno abraço,

 

Assinatura

 

P. Edson Donizetti Castilho

Inspetor

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top