Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Estimular a leitura e a escrita de forma acessível e criativa!

Estimular a leitura e a escrita de forma acessível e criativa!

Estes foram alguns dos motivos que levaram uma equipe de voluntários do Grupo Algar Tech a visitarem uma das unidades da OSSJB na manhã do dia 5 de abril.

A Analista de Educação Empresarial, Ana Paula Sant’Ana, trabalha na empresa Algar (Barão Geraldo) há nove anos (dentro da operação Mercedes Benz, Distrito Industrial de Campinas-SP). Ela esteve no anfiteatro do Núcleo Dom Bosco (Residencial Vida Nova) para o lançamento do “Clube da Correspondência”.

IMG_1471

Coordenando um pequeno grupo (sete voluntários) dos 259 associados que participarão do projeto com os educandos da Obra ao longo deste ano, a visita começou com a apresentação do vídeo institucional da empresa Algar (Grupo Empresarial Empreendedor, com sede em Uberlândia-MG, que atua em diversas áreas como tecnologia, agronegócio, comunicação, serviços e turismo). Depois, foi a vez dos alunos se apresentarem através de uma dinâmica em roda.

“Desde 2003, temos o projeto ‘Clube de Correspondência’, no qual associados (funcionários) trocam cartas com crianças, na faixa entre nove e doze anos, das escolas públicas e/ou ONG’s. Nessa amizade, construída a moda antiga, as crianças desenvolvem a leitura e a escrita, além de estimularem sua criatividade”, declarou Ana Paula.

IMG_1481

Outro vídeo foi passado mostrando a experiência das crianças da cidade de Uberlândia que também participaram e gostaram muito do Clube! Uma participante trocou cartas durante 6 meses com o seu “padrinho Tio Reynaldo”… Ao final, descobriu que seu correspondente era o ator Reynaldo Gianecchini!

Feitas as apresentações, a 1ª Oficina do projeto aconteceu na sala de aula onde cada educando recebeu 1 kit contendo: 1 lápis, 2 folhas, 1 envelope e a carta do padrinho ou madrinha. O tema da primeira carta foi “Quem sou eu”. Eles receberam a orientação de como se deve preencher uma carta e, assim que terminaram, devolveram aos voluntários presentes que entregarão aos devidos destinatários. Essa troca acontecerá um vez por mês, durante 7 meses. O mesmo foi feito no período da tarde com mais duas turmas.

IMG_1531

“Essas cartas são importantes para transformar tanta imaginação em aprendizado. Desenvolvem a leitura, interpretação de texto, caligrafia e, ainda, criam novas amizades.”

A Obra Social São João Bosco foi escolhida para a aplicação desta ação, pois, graças a uma parceria que já dura 3 anos com a Campanha de Natal, em 2016 a Algar decidiu ampliar o contato e o acompanhamento dos educandos com mais projetos a serem desenvolvidos na unidade Dom Bosco.

IMG_1563

 

Texto e fotos: Gabriela Haeitmann

Sobre OSSJBCampinas

Avatar
A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top