Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Outras Notícias / Formação de educadores do segundo semestre

Formação de educadores do segundo semestre

A formação desta segunda-feira (03) teve como objetivo marcar o início do segundo semestre de atividades nos Núcleos Sociais. Na parte da manhã, os educadores foram contemplados com a missa celebrada pelo Diretor Padre Tetuo Koga.

A formação foi marcada pela presença da Alice Duarte de Bittencourt*. Embasando-se nos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, Alice discutiu sobre vários assuntos pertinentes ao trabalho diário dos presentes. Sentados em roda, o diálogo entre os educadores e Alice foi pautado desde sobre os Conselhos Tutelares, maior idade penal, responsabilidade penal juvenil, nossa responsabilidade perante as Crianças e adolescentes de nossa Obra, até Segurança e Educação.

Educadores e palestrante em diálogo na parte da manhã na formação

Educadores e palestrante em diálogo na parte da manhã na formação

Ao questionar os presentes sobre o sistema prisional brasileiro, focando ao atendimento da Fundação Casa, o coordenador Renan Ghiselle, deu seu depoimento sobre três anos trabalhados em tal sistema. “Todo o trabalho que nos empenhávamos em realizar durante o dia era perdido na violência sofrida durante a noite”, diz. O coordenador Carlos Eduardo Sacolli complementou, mediante ao seu trabalho juntamente à Liberdade Assistida (LA), dizendo que “percebi, ao longo do desenvolvimento do trabalho, que são poucos os que queriam buscar uma nova vida. Estamos perdendo nossos jovens para o tráfico e para a violência”. A professora reforçou que ao chegar naquele ambiente, os jovens já tiveram todos os seus direitos violados.

Após o horário de almoço, o Coordenador Nacional da Salesiana Brasil de Ação Social (RSB), Padre Agnaldo Soares de Lima, abordou sobre a rede. Trazendo desde a Gênese da Rede Salesiana de Escolas, o cenário o qual nasce a Rede (politicas públicas) até chegar na mudança de paradigma e a visão para construção da Rede de ação social. Ao final, o coordenador passou sobre os compromissos fundamentais, tais como a promoção dos Direitos Fundamentais de Crianças, adolescentes e jovens; Gestão Social e atuação em Rede e fortalecimento da família, ou seja, ações transformadoras em parceria, envolvendo o poder publico, a sociedade, a família e o individuo.

Ao final, todos os presentes cantaram parabéns ao aniversariante do dia, o Salesiano de Dom Bosco e coordenador do Núcleo São João Batista, Ruan Oliveira. Que Nossa Senhora Auxiliadora ilumine sempre o teu caminhar!

 

Que Deus abençoe muito seu caminhar, Ruan Oliveira!

Que Deus abençoe muito seu caminhar, Ruan Oliveira!

* Graduada em Letras, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Direito da Criança e do Adolescente, Coordenadora do Serviço de Apadrinhamento Afetivo do Rio Grande do Sul por 11 anos e de Famílias Acolhedoras de Porto Alegre por cinco anos; ex-Coordenadora da Política Nacional de Convivência Familiar e Comunitária da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; membro do Comitê de Desenvolvimento de Pesquisas e Projetos da Associação de Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente de São Paulo (NECA).

 

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top