Na última sexta-feira (29), os educadores dos sete Núcleos da OSSJB Campinas participaram da formação mensal. Neste encontro, cerca de cem funcionários estavam presentes para compartilhar a realidade de cada núcleo, bem como prestigiar as palavras do Padre Luiz Gonzaga Piccoli. Com mais de 40 anos como missionário e salesiano, Padre Piccoli passou o filme Tsotsi – Infância Roubada (2005; África do Sul e Inglaterra) para ilustrar um pouco da realidade africana. Piccoli está em missão no continente Africano há 21 anos, sendo 12 anos na Angola e nove em Moçambique.
Padre Piccoli trouxe um pouco de sua experiência para os educadores da OSSJB Campinas. Ele apontou um dos maiores problemas da África: a miséria de seu povo, bem como os constantes massacres vividos devido a perda da identidade local causada pela globalização. “Por isso, é muito importante a formação de agentes educativo como vocês. A ponte que temos para colaborar positivamente com a população local, seja aqui ou lá na África, é o Sistema Preventivo de Dom Bosco”, acredita Padre Piccoli.

“Devemos estar próximos de nossos educandos, conhecer sua realidade para assim poder educar à partir do Tripé da Educação de Dom Bosco”, diz Padre Piccoli.
Após explicitação do Padre, os Núcleos puderam discutir em grupo a realidade local. A partir de questões direcionadas por Piccoli, os educadores levantaram os tipos de crianças, adolescentes e jovens que são atendidos pela Obra, bem como os desafios que enfrenta-se diariamente.

Formação dos educadores foi um momento de reflexão sobre o trabalho desenvolvido em todos os Núcleos de Campinas
Na parte da tarde, os educadores participaram de um Flash Mob. Confira o vídeo desta atividade ainda esta semana!
Veja o Trailer filme Tsotsi – Infância Roubada (2005):