Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Ação Social / Fundação Eufraten realiza caminhada em prol da conscientização ambiental

Fundação Eufraten realiza caminhada em prol da conscientização ambiental

Nesta quinta feira, 29 de agosto, a Fundação Eufraten, ONG sem fins lucrativos que atende crianças, adolescentes e famílias em área de vulnerabilidade social, localizada no bairro Jardim do Lago II em Campinas, em parceria com as diversas secretarias que compõe a Intersetorial do território Sul e a Obra Social São João Bosco (OSSJB), realizou uma mobilização a fim de conscientizar a comunidade sobre o destino correto do lixo. A ideia surgiu, pois os moradores que residem em torno da Eufraten, jogavam por cima do muro da entidade, diversas sacolas de lixo.

01 - Roda

Cerca de 60 educandos e em média 35 atores da rede, participaram da passeata que teve inicio as 13h30, com uma roda de conversa sobre o tema meio ambiente e um relaxamento corporal, conduzido pela Coordenadora Mariana Martinês. Feito isso, os educandos receberam luvas e sacos de lixo para uma coleta simbólica.

Um grito de vitória foi elaborado para animar a caminhada:

“Vamos cuidar, pra rua não sujar. Preste atenção, lixo aqui não!”

Todo esse percurso foi narrado pelo arte educador Daniel que trabalha na Instituição Padre Haroldo. Diversas pessoas interagiram e deram sugestões de como melhorar as questões ambientais.

Dois grafiteiros, apelidados de Cia e Coró, fizeram uma arte no muro da instituição.

06 - Caminhada

“ Para mim, essa arte significa a valorização do espaço e a conscientização. O grafite é de todo mundo”, disse Coró.

Márcio, funcionário da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, falou sobre o tempo de decomposição do lixo que muitas vezes é desconhecido pela maioria das pessoas. João Batista Gomes, condutor do carro de som, também deu uma palavrinha “Temos a obrigação de cuidar do meio ambiente e preservar as riquezas que o mesmo oferece. Cada lixo tem que ser destinado para o seu devido lugar. “No caso de descarte de móveis, entre em contato com o 156 e agende o cata treco”.

A educanda Manoela Andrade, de 08 anos, entendeu o recado

 “Não estamos aqui para fazer por esta rua, mas sim pelo nosso bem . Lixo no chão, não. Lugar de lixo é no lixo”.

Após a caminhada, todos retornaram para a Fundação Eufraten e foram acolhidos por um delicioso lanche. Em seguida a banda ECOSOUL do núcleo Santa Rita da OSSJB, se apresentou.

21 - BandaA proposta da banda, conduzida pelo Musico Educador Fábio Carvalho, é transformar o lixo em instrumento de percussão. Sentados em roda, Fábio explicou o trabalho que realiza e apresentou os instrumentos. “Esta lata de tinta, transformou-se em um instrumento chamado caixa. A vareta de bexiga é a baqueta. A garrafa pet virou agogô, tamborim e ganzá, cada um com o seu formato. Até lata de molho vira instrumento! Olha o ripique ai”. Fábio convidou os atendidos da Eufraten para interagir com os educandos da OSSJB. Devagar, conduzia os ritmos e controlava as batidas. Foi maravilhoso.

Por fim, a coordenadora Mariana parabenizou o trabalho do Professor Fábio, destacou como positivo a motivação, o sorriso, a atenção e a interação entre as entidades e aproveitou para agradecer a presença de todos.

A OSSJB parabeniza a ação e agradece o convite.

Confira mais fotos

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top