Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Juventude da OSSJB e Paróquia Dom Bosco levam sua alegria para o FEST 2016

Juventude da OSSJB e Paróquia Dom Bosco levam sua alegria para o FEST 2016

O Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo, tornou-se mais uma vez a casa de todos os jovens ligados aos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas) no Estado de São Paulo: alunos das escolas, educandos das obras sociais, adolescentes e jovens das paróquias e oratórios.

DSC00323

Eles vieram à capital paulista para participar de mais uma edição do Festival da Juventude Salesiana, que aconteceu no último sábado, 15 de outubro, promovido pela Pastoral Juvenil Salesiana das inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora e Santa Catarina de Sena. Com o tema “Jovens na aventura da misericórdia”, uma alusão ao Ano Santo da Misericórdia, e o lema “#táfavorávelproperdão”, o encontro reuniu cerca de 2500 participantes, muitos enfrentando horas de viagem e chegando animados ao colégio para o festival que é uma grande confraternização da juventude salesiana.

14708377_1177790385634326_1285340425756389261_n

A presença salesiana de Campinas – São João, que reúne a Paróquia Dom Bosco e a Obra Social São João Bosco, não ficou de fora deste evento e participou com aproximadamente 200 jovens das diversas regiões do município. Para que essa participação fosse possível, desde julho, as unidades da OSSJB e a Paróquia Dom Bosco trabalharam para arrecadar recursos e assim custear a ida dos adolescentes e jovens para o FEST, além de realizar encontros preparativos (no caso da OSSJB) e o Pré – FEST (caso da Paróquia) para que os todos participassem do festival com muita alegria, comprometimento e responsabilidade.

DSC00384

O evento teve início às 11h com a Eucaristia presidida pelo Pe. Natale Vitali, Conselheiro Geral para a região América Cone Sul dos Salesianos de Dom Bosco, que realiza visita canônica na Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora em nome do reitor mor, Pe. Ángel Fernández Artime. Durante a homilia, Pe. Natale falou brevemente sobre as leituras e o salmo, que trouxeram à tona à mística do Bom Pastor, chamando cada um a, assim como Jesus, cuidar de suas ovelhas, fazendo assim um apelo vocacional. Ao falar do evangelho, Pe. Natale fez um alerta aos jovens sobre o capitalismo: “Quem é o mais importante no Reino dos Céus? Jesus diz que é o mais simples, o mais humilde. Mas quem é o mais importante no mundo de hoje? Quem tem mais dinheiro, quem tem mais poder, quem aparece mais na mídia… Não é essa importância que Deus quer de nós”. Finalizou fazendo uma relação com a pessoa de Jesus: “O salário de Jesus é a felicidade!”.

DSC00712

Ao final da Eucaristia, antes da benção final, a inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Helena Gesser, foi convidada a tomar a palavra. A exemplo das últimas edições do FEST, ela enalteceu o trabalho realizado pelas salesianas chamando cada religiosa presente para que fosse até a quadra onde o altar estava localizado. Em reconhecimento a juventude respondeu com muitos gritos e aplausos, sinal do carinho recíproco às irmãs, que por sua vez reafirmaram o porquê de suas vocações com a exclamação: “Nós amamos muito os jovens!”.

DSC00580

Ainda antes da benção final, o inspetor salesiano, Pe. Edson Donizetti Castilho, apresentou oficialmente o novo Conselho Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana, composto por representantes dos diversos grupos juvenis ligados à AJS em cada presença salesiana da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora.

Terminada a Eucaristia iniciaram as diversas atividades lúdicas reservadas para o FEST e preparadas pelos próprios jovens com o apoio dos assessores de Pastoral. Na saída do ginásio o grupo Batucarte, do Projeto Vida Melhor de Lorena, saudava os participantes com uma bela batucada. Além do Batucarte, o FEST ofereceu durante toda a tarde e em diversos espaços diferentes, apresentações de música, teatro, dança e capoeira, prática de esportes como vôlei, futsal e skate, vídeo game e uma oficina de Comunicação Social, que neste ano teve caráter vocacional. Na programação do dia, havia 17 grupos de dança, entre eles o grupo da OSSJB que reuniu adolescentes que são atendidos pelas unidades São Domingos Sávio e Santa Rita, localizadas na Região do Campo Belo, e da apresentação solo do educando Alex Santos, do Núcleo São João Batista (Centro de Campinas-SP). Ainda houve a apresentação de oito grupos teatrais e de nove bandas que participaram de um concurso, entre elas a ECOSOUL da OSSJB.

DSC00509

A Obra Social São João Bosco em parceria com o Projeto Vida Melhor de Lorena (PROVIM) desenvolveu uma oficina de percussão para os jovens que estavam participando do FEST. Nesta oficina, os adolescentes e jovens que participam das atividades cotidianas na ECOSOUL (OSSJB) e BATUCARTE (Provim de Lorena),  multiplicaram o aprendizado para os jovens participantes, desenvolvendo assim, o protagonismo juvenil onde o adolescente/jovem é o ator principal deste enredo.

DSCN8995

O FEST começou com espiritualidade e terminou com espiritualidade. No início da noite todos os jovens reuniram-se novamente no ginásio para uma rica vigília que encerrou o evento em clima de ação de graças.

14681787_1336995342992019_4915052890379116090_n

Os corações dos educadores e educandos da OSSJB já estavam radiantes e reanimados por conta da presença de Cristo na vigília, contudo, antes de voltarem para casa, receberam a bela notícia que a ECOSOUL havia conquistado o 1º lugar no Concurso de Música do FEST! Sendo um acontecimento especial, contaremos esta história em um outro “capítulo”…

O FEST de 2017 deve ser ainda mais especial. O inspetor, Pe. Edson, anunciou aos jovens que a próxima edição do evento deverá contar com a presença do sucessor de Dom Bosco, o Pe. Ángel Fernández Artime. O clima em que os jovens voltaram para suas casas não poderia ser outro: muita alegria e expectativa!

#táfavorávelproperdão #somosAJS

______________________________

Texto: Anderson Bueno – ISSP com colaboração de Diego Sampaio e Gabriela Haeitmann – OSSJB
Fotos: Ramon Tartari e Bianca Sacco – OSSJB; Claudio Cuca
www.salesianos.com.br

Sobre OSSJBCampinas

Avatar
A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top