Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Nossa História
  • 1909 - FUNDAÇÃO DO EXTERNATO SÃO JOÃO

  • 1985 - Pe. Gilberto, Diretor do Externato, amplia o atendimento também para as meninas.

  • 1994 - O Externato encerra suas atividades como escola, passando a atender crianças e adolescentes em situação de rua. Os Salesianos e um grupo de leigos iniciaram o trabalho de acolhimento em regime de abrigo, já pautado nos termos do ECA

  • 1995 - Início do sócio educativo em meio aberto no Núcleo Centro, Restauração da Capela São João Batista e do Teatro Dom Nery.

  • 1998 - Início do Programa Sócio-Educativo em meio aberto no Bairro Vida Nova, num barracão emprestado pela comunidade religiosa. D.Gilberto Pereira Lopes, confia aos Salesianos Paróquia Dom Bosco.

  • 2004 - O nome é alterado, passando então a chamar-se Obra Social São João Bosco.

  • 2005 - O prédio do Núcleo II – Vida Nova é ampliado, aumentando o número de atendidos e de serviços oferecidos.Os Salesianos mudam sua residência para o bairro.

  • 2008 - Inauguração do Centro de Educação Infantil Dombosquinho, no Núcleo Centro e da Nave Mãe “Darcy Ribeiro”.

  • 2009 - Comemoração do Centenário de Inauguração do Externato.

Nossa História

Fundado em 20 de março de 1909 e dirigido pelos Salesianos pertencentes à Inspetoria Salesiana de São Paulo, o Externato São João permaneceu até 1993 como escola particular. A partir de então optou por ser uma resposta nova, diferente e ousada às crianças e adolescentes que, desamparados e expostos a constrangimentos físicos e morais, perambulavam pelo centro da cidade de Campinas.

A mudança de atendimento exigiu uma reforma parcial do prédio e adaptações dos espaços existentes. No final do mês de maio de 1994, inicia-se um novo trabalho de acolher e promover vida digna às crianças e aos adolescentes em situação de desproteção e ameaçados ou violados em seus direitos.

Através das reflexões decorridas da prática no dia-a-dia, o trabalho socioeducativo do Externato São João foi se adaptando, e em sua trajetória a experiência cotidiana ensinou que o ideal seria realizar o trabalho educativo nas próprias comunidades. Assim, em 1996 o Externato São João começou a realizar nos bairros onde havia maior número de adolescentes atendidos um trabalho inicialmente sociofamiliar, ou seja, foram formados grupos de pais que se reuniam semanalmente. Esta experiência aconteceu nos bairros: Vida Nova, São Fernando e São Marcos.

A necessidade e a realidade mostraram que no bairro Vida Nova seria importante um trabalho mais efetivo. Sendo assim, no ano de 1998, iniciou-se o Programa Socioeducativo num barracão emprestado por uma comunidade religiosa. Juntamente com o trabalho socioeducativo realizado pelo Externato São João, a ação pastoral assumida pelos salesianos também foi ganhando força e trazendo benefícios à comunidade, ao ponto de ser reconhecida pelo Arcebispo de Campinas que criou a Paróquia Dom Bosco. E assim o trabalho no Núcleo Dom Bosco (Vida Nova) foi se desenvolvendo e sendo ampliado conforme a necessidade e a realidade apresentada na comunidade.

Em 1999, a dinâmica do trabalho levou o Externato São João ao bairro Parque Oziel (Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora), onde também passou a prestar os serviços educativos e a manter presença constante. Para isto foi utilizada uma sala cedida pela Associação de Moradores.

O ano de 2004 é significativo para o Externato São João que completa dez anos de trabalho social em favor da criança e adolescente empobrecidos da cidade de Campinas. É também neste ano que a Entidade muda de nome com o objetivo de homenagear seu idealizador, passando então a chamar-se Obra Social São João Bosco (OSSJB), que teve a posse de seu primeiro diretor Padre Plínio Possobom no dia 31 de janeiro daquele ano.

No ano de 2007 a Obra Social São João Bosco – Núcleo São João Batista (Centro), que já vinha realizando um trabalho de qualidade com adolescentes e jovens, firmou parceria com o Centro de Educação Profissional de Campinas – Prefeito Antônio da Costa Santos (CEPROCAMP) para a realização de cursos profissionalizantes, a fim de oferecer melhores oportunidades de ingresso dos atendidos no mercado de trabalho.

Visando as suas finalidades estatutárias a Obra Social São João Bosco estendeu seu campo de atuação, passando a dedicar-se à educação infantil. Assim, em março de 2008, foram inaugurados dois centros de educação infantil: Dombosquinho, localizado no Centro de Campinas e Nave Mãe Darcy Ribeiro, localizado no Conjunto Habitacional Vida Nova. Ainda neste ano, para melhorar a qualidade do trabalho e atender à demanda reprimida que era bastante numerosa, foi inaugurada a nova sede da Obra Social na Vila Taubaté, nas imediações do Parque Oziel, sendo o trabalho transferido integralmente para esta unidade que era mais estruturada e com maior capacidade de atendimento.

Em 2010, percebendo a necessidade e atendendo às solicitações da Prefeitura de Campinas, a OSSJB estendeu as suas atividades ao bairro Jardim Dom Gilberto, região em situação de vulnerabilidade social. Neste ano foram desenvolvidos dois projetos: PRONASCI e PROTEGE, com duração de um ano, na sede do núcleo Santa Rita e simultaneamente na sede do Núcleo Dom Bosco, no Vida Nova. A partir de 2011, com o encerramento dos Projetos acima mencionados, foi celebrado o convênio com a Prefeitura para o desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 14 anos e 11 meses e de 15 a 24 anos no Jardim Dom Gilberto. Neste mesmo ano, no mês de julho, a OSSJB assumiu a unidade Jerônimo de Mendonça, pertencente à Seara Espírita Joanna de Angelis, que desenvolvia o mesmo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 14 anos e 11 meses. Este núcleo passou a ser denominado São Domingo Sávio. Atualmente, nesta região, os trabalhos são realizados nos núcleos Santa Rita e São Domingos Sávio.

No começo de 2015, a Obra Social ampliou a abrangência de seu trabalho voltado à educação Infantil. Obtivemos o resultado positivo do processo de chamamento público para cogestão da nova Nave Mãe da Vila Taubaté (Gleba B).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top