Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Conheça a história da manifestação de Nossa Senhora em algumas nações

Conheça a história da manifestação de Nossa Senhora em algumas nações

Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe, se faz presente em todo o mundo. A Obra Social, reconhecendo sua importância e querendo homenageá-la, lembrou alguns de seus títulos e a história de sua manifestação em alguns países. Aprofunde seu conhecimento sobre Maria e conheça um pouco mais sobre o grande amor que Nossa Senhora tem por seu povo e que a faz estar sempre presente em nossas vidas.

Clique nas abas abaixo para descobrir belas histórias de Nossa Senhora nas Nações.

Mexico

Nossa Senhora da Conceição - Padroeira dos EUA

Nossa Senhora da Conceição - Padroeira dos EUA

O título de Nossa Senhora da Conceição talvez seja um dos mais bíblicos. No evangelho segundo São Lucas, no capítulo 2º, temos o relato da visita do anjo a uma jovem da cidade de Nazaré, chamada Maria. Segundo o anúncio do anjo, Maria conceberia, ou seja, ficaria grávida pela ação do Espírito Santo. Isso aconteceria porque o menino a quem Maria se engravidava era Filho de Deus. Deus se fazia ser humano como nós. Maria, grávida de Jesus é a imagem daquilo que de mais humano existe. Maria, mulher, mãe, é concebida, é grávida de Jesus. Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX reconheceu dogmaticamente o que os cristãos afirmavam desde os primeiros séculos: “Maria concebida sem pecado!” Em 1792, John Carroll, o bispo de Baltimore, consagrou os Estados Unidos sob a proteção da Imaculada Conceição.

Portugal

Nossa Senhora de Fátima - Padroeira de Portugal

Nossa Senhora de Fátima - Padroeira de Portugal

O título de Nossa Senhora de Fátima surgiu em Portugal, no ano de 1917. Tudo começou com a aparição da Virgem Maria a três crianças que cuidavam de rebanhos de ovelhas, na cidadezinha de Fátima. As crianças aprenderam muito cedo a rezar e a seguir os conselhos de Nossa Senhora nas aparições.
A Virgem lhes falava da beleza das coisas de Deus e o quanto era feio o pecado. No ano em que aconteceram as aparições acontecia também a Primeira Guerra Mundial, um dos mais horríveis acontecimentos do século XX. Os pequenos pastores de Fátima insistiam o tempo todo que as pessoas rezassem e se tornassem mais bondosas, pois não queriam que a guerra destruísse o seu país.
A lição das aparições de Fátima nos ajuda a valorizar a meditação da vida de Jesus na oração do terço e na valorização das coisas boas e bonitas da vida de fé.

Mexicoo

Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira do México

Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira do México

Um sábado de 1531 a princípios de dezembro, um índio chamado Juan Diego, ia muito de madrugada ao povoado em que residia à cidade do México assistir a suas aulas de catecismo e para ouvir a Santa Missa. Ao chegar junto à colina chamada Tepeyac amanhecia e escutou uma voz que o chamava por seu nome.
A Senhora pediu ao jovem que conversasse com o bispo, com o objetivo de se construir uma igreja naquela colina. O bispo não acreditou e pediu uma prova.
Depois de um novo encontro com a Virgem, diante do bispo, Juan Diego desdobrou sua manta, caíram ao chão as rosas e no poncho estava pintada com o que hoje se conhece como a imagem da Virgem de Guadalupe.

Argentina

Nossa Senhora de Luján - Padroeira da Argentina

Nossa Senhora de Luján - Padroeira da Argentina

Em 1632, um imigrante português, morador da região de Córdoba, Argentina, encomendou uma imagem da Imaculada Conceição para uma capela em construção. Um amigo trouxe a imagem de Portugal, juntamente com uma imagem da Virgem Mãe de Deus, trazendo o menino de braços abertos.
Na viagem para Córdoba, quando estavam próximos ao riacho de Luján, as juntas de bois pararam para descansar e no dia seguinte não saiam do lugar. Quando apenas retiraram as imagens do carro os bois obedeceram.
A partir daí a história espalhou-se e começaram a vir os devotos e curiosos para rezarem e conhecerem o local e as imagens.
Os milagres começaram a ocorrer e o proprietário das terras (Sr. Rozendo) decidiu construir ali uma capela para os romeiros de Nossa Senhora de Luján.

Japao

Nossa Senhora de Akita - Padroeira do Japão

Nossa Senhora de Akita - Padroeira do Japão

Durante décadas, a irmã Agnes sofreu de vários problemas de saúde, que só começou a melhorar após tomar a água de Lourdes. Foi morar com as freiras de um pequeno convento no município de Akita.
Na capela do convento havia uma estátua de madeira, em que fora talhada uma Cruz de aproximadamente um metro de altura e, em frente à cruz foi esculpida a imagem da Virgem. A irmã Agnes e suas companheiras de congregação presenciaram inúmeros momentos de manifestação e fé junto à imagem da Virgem.
Em 1975, jornais e emissoras de rádio e televisão do Japão fizeram ampla divulgação da aparição da Virgem. A nação inteira do Japão tomou conhecimento da Virgem Maria por meio televisão nacional.
Em 1988, Joseph Ratzinger, o então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, proferiu julgamento em caráter definitivo sobre os eventos de Akita, considerando-os confiáveis e dignos de fé.

Italia

Nossa Senhora Achiropita - Padroeira da Itália

Nossa Senhora Achiropita - Padroeira da Itália

O culto a Nossa Senhora Achiropita teve início na cidade de Rossano, na região da Calábria, Itália. Nesta vila, numa pequena gruta, no final do século VI, morava eremita santo Efrém, devotíssimo da Virgem Maria. No ano de 590, ele conseguiu do imperador autorização para transformar a gruta num Santuário dedicado a Nossa Senhora.
O governador Filípico, trouxe competentes artistas de Bizâncio a fim de pintarem uma imagem da Virgem Maria no templo.
Infelizmente, o trabalho dos pintores resultava sempre em fracasso.
Certa noite, o guarda cumpria seu dever em frente à gruta, quando vê surgir do nada uma jovem senhora, a qual pediu ao guarda para que se afastasse do local. Na manhã seguinte, o governador dirigiu-se à igreja e, deparou-se com uma bela imagem da Mãe de Deus. Nossa Senhora havia pintado a sua própria imagem! A notícia difundiu-se por toda a vila. Os fiéis começaram a chegar ao lugar do milagre e aclamavam entre lágrimas e cânticos de louvor: “Achiropita! Achiropita”, que quer dizer: “imagem não pintada por mãos humanas!”

Brasil

Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil

No ano de 1717, quando no Brasil se vivia a cruel prática da escravização de pessoas trazidas da África, alguns pescadores presenciam um fato que mudaria a história religiosa dessas terras.
Das águas do Rio Paraíba do sul, no interior de São Paulo, foi retirada uma imagem de Nossa Senhora, a mãe de Jesus, feita de terra cota, um barro escuro, da cor dos homens e mulheres escravizados.
Entendia-se assim que a Mãe de Jesus era solidária com os povos negros. Desde então aquela imagem se tornou um sinal para a devoção do povo simples.

Sobre OSSJBCampinas

Avatar
A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top