Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Núcleo da OSSJB é restaurado por voluntários da John Deere

Núcleo da OSSJB é restaurado por voluntários da John Deere

Quem acompanha as postagens das atividades da Obra Social São João Bosco sabe o quanto a Fundação John Deere Brasil tem auxiliado nossos educandos, seja com projetos culturais (como o patrocínio e a indicação da peça “O Livro de Rebeca”: http://ossjb.org.br/index.php/ossjb-se-transforma-em-palco-de-peca-teatral/), ou através de ações voluntárias (pauta da última reunião entre os membros da Diretoria de ambas instituições: http://ossjb.org.br/index.php/diretoria-da-ossjb-visita-sede-administrativa-da-fundacao-john-deere/ ).

Assim, como havíamos nos comprometido, gostaríamos de documentar o dia da ação voluntária de restauro feita no Núcleo São Domingos Sávio (Jd. Campo Belo II), executada no final do mês de março deste ano.

IMG_1373

O dia de sol escaldante não desmotivou cerca de 40 voluntários da Fundação, coordenados pela Analista de Responsabilidade Social, Rachel T. Santos: homens e mulheres verdadeiramente empenhados com a revitalização do espaço externo (fachada, jardim e quadra de esportes) do Núcleo. Os colaboradores da unidade, juntamente com alguns pais dos educandos, também “arregaçaram as mangas” e foi bonito de ver, em pouco tempo e muito trabalho, a unidade de cara nova!

IMG_1383

“A John Deere faz uma espécie de treinamento com os funcionários para realizar ações pontuais como esta. Então, como eles já visitam as escolas e entidades, e também já nos conheciam desde 2015, retomaram o contato com a Obra, pois sabiam da grande necessidade do Núcleo em melhorar os espaços de recreação e também a estética dos ambientes”, disse o Coordenador, Elias Pereira.

IMG_1406

Com o campinho em terra vermelha, a chuva era sinônimo de uma semana inteira sem atividades esportivas (algo muito valorizado pela Congregação Salesiana). A fim de evitar possíveis acidentes, foi feita uma drenagem para a água escoar para a rua e o chão foi coberto com areia. O espaço tornou-se mais agradável para as crianças brincarem com segurança.

Fábio Sakamoto é Supervisor de Preços na John Deere há três anos. Não conhecia a região do Jd. Campo Belo II e, estando pela primeira vez no Núcleo da OSSJB, disse que estava achando tudo “Fantástico!”. Antes mesmo de trabalhar na Fundação, declarou que o voluntariado sempre fez parte de sua vida. “É muito bom você sentir que está ajudando os outros… Todo mundo sai ganhando!”.

IMG_1441

Reconheceu a extrema importância deste tipo de ação em prol da comunidade local (referindo-se ao território de abrangência próximo a fábrica e à sede administrativa, localizada na divisa de Campinas/SP e Indaiatuba/SP). “As pessoas que trabalham na John Deere se sentem no dever de ajudar a comunidade. Isso faz parte da filosofia da empresa, mas o legal é que a empresa não obriga ninguém… Então é voluntariado mesmo! Quem está aqui hoje é, realmente, por livre e espontânea vontade”, declarou Sakamoto.

Os educandos aprovaram as pequenas mudanças que fizeram toda a diferença: o muro azul da cor do céu, os portões ‘branquinhos’, o campo de areia e o jardim mais florido, além de uma “Amarelinha” pintada no chão. Tudo isso parece simples, mas, ações como esta, carregam uma grandiosidade indizível.

IMG_1444

“Eu acho bacana a própria empresa mobilizar os funcionários para questões sociais e humanas, porque isso vai ter um reflexo muito positivo como é a questão do convívio saudável entre eles. E alguns deles não conheciam essa parte da cidade, por exemplo… Alguns não trabalham no Brasil e sim no México, na Argentina… E o fato de experimentar um bairro tão ‘a cara do Brasil que ninguém vê’ permitiu eles conhecerem esse outro lado da realidade!”, finaliza Elias Pereira.

IMG_1396

 

Texto e fotos: Gabriela Haeitmann

Sobre OSSJBCampinas

Avatar
A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top