Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Núcleo São João Batista

Núcleo São João Batista

No dia 29 de junho de 1993, o Conselho Inspetorial reuniu-se para tratar de diversos assuntos, entre eles, o Redimensionamento do Externato São João de Campinas, onde ficou decidido que seriam encerradas as atividades como escola acadêmica paga, dando lugar a um trabalho social mais efetivo no Município de Campinas. Assim, em 21 de dezembro de 1993, foram suspensas as atividades da escola como educação formal.

Os objetivos e metas iniciais, tendo em vista a localização privilegiada perto do Centro e perto dos terminais rodoviários, eram de identificar os menores, registrando sua procedência e demais dados, trabalhando-os no sentido de favorecer futuramente a realização de cursos pré-profissionalizantes, oportunidades de lazer, inserção na escola formal de 1ª a 4ª séries, encaminhamento ao mercado de trabalho e atendimento à família. Tinha-se na época a previsão de um atendimento máximo de 500 adolescentes.

A Congregação passou por um tempo de reflexão e preparo burocrático para a formação do trabalho, o que possibilitou, em março de 1994, a expectativa e o desenvolvimento de um projeto com relação ao albergue noturno. Até abril de 1994, os materiais e móveis já haviam começado a ser adquiridos. O albergue foi preparado neste período, para um atendimento a 20 adolescentes.

Em maio de 1994, tanto no sistema aberto como de albergue, os Salesianos mantiveram um trabalho baseado no preparo de pessoal e estruturação geral da Entidade para o início do atendimento, com as devidas avaliações e tempo de observações.

A mudança de clientela exigiu uma adaptação parcial do prédio e adaptações dos espaços existentes e os Salesianos, unidos a um grupo de leigos contratados (uma assistente social, uma psicóloga, o administrador geral, dois educadores) iniciaram o novo trabalho de acolher e favorecer a vida das crianças e adolescentes em situação de desproteção e risco pessoal e social.

No final de 1994, o Externato São João tinha uma média de 120 atendimentos no programa socioeducativo e 18 atendimentos no sistema de albergue e contava com a participação efetiva de 38 famílias nas reuniões mensais.

Nos anos posteriores, novas atividades e projetos foram sendo inseridos e alterados conforme as necessidades até chegar aos dias de hoje, com uma média de 500 atendidos mensalmente, com suas respectivas famílias.

Fotos: Gustavo Andrade

 NÚCLEO SÃO JOÃO BATISTA | Coordenadora: Angélica de Cássia Barbosa

End: Rua General Câmara, nº 177 , Centro – Campinas SP

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7:45 até às 17 horas.

Fone: (19) 3733-1040 | nucleocentro@ossjb.org.br

Os comentários estão fechados.

'
Scroll To Top