Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / Espaço Dom Bosco Educador / O poder da amizade

O poder da amizade

Sou educadora há um pouco mais de um ano no núcleo Dom Bosco. Quero compartilhar a transformação de um menino a partir de um relacionamento de amizade. A este menino, darei o pseudônimo Caio.

Caio foi um desses meninos que sabemos de sua fama antes de conhecermos. Logo percebi que ele não tinha interesse pela maioria das atividades e oficinas, tinha facilidade para arrumar confusão, gostava de usar palavras impróprias além de expressar-se com agressividade. No começo não sabia como lidar com a situação, ou melhor, não sabia como lidar com a turma em que Caio estava inserido, pois eram agitados, confusos e agressivos. Fui permitindo-me aproximar desta realidade, a treinar a paciência, a estar próximo para dialogar, para ouvir, para ser amiga.

A partir desta minha iniciativa, percebi diferenças. Com Caio também foi desta maneira. Quando me permiti estar próxima, mesmo quando não havia mais nada a ser dito. Apenas a minha presença já era muito. Quebramos algumas barreiras e houveram transformações positivas. A primeira barreira, em num diálogo, (se é possível afirmar ser um diálogo quando apenas eu falava), perguntei-lhe o que eu poderia fazer para ajudá-lo. Caio me respondeu que nada, com os olhos cheios de lágrimas.

Hoje, ao refletir sobre a vida dele e nossa amizade, talvez ele nunca tenha ouvido ou sentido que alguém gostaria de ajudá-lo, simplesmente por querer ajudar, sem haver uma obrigação. Talvez tenha oferecido a ele, uma amizade que nunca tenha tido oportunidade de ter, baseada no respeito, no afeto e principalmente por ter lhe dado valor como pessoa única.

A minha amizade com Caio e sua turma continua forte ainda nos dias de hoje. Caio já não é aquele mesmo menino do inicio do ano de 2014, assim como a maioria dos demais membros daquela turma. São melhores! Através da pedagogia Salesiana, com amor, amizade, acreditando na bondade do ser humano como algo nato. Meu trabalho favoreceu o desenvolvimento destas crianças, que lutam com as adversidades da vida logo muito cedo, sem ter facilitadores que os ajudem para isto. E eu como educadora destes seres pequeninos, o que mudou? A minha esperança, de termos pessoas melhores, pessoas que queiram amar uns aos outros e para isso sem o uso da violência.

 

Depoimento e texto da Educadora Social do Núcleo Dom Bosco, Vida Nova, Juliana Queiroz.

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top