Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / OSSJB promove dia de formação de Espiritualidade Mariana e Direitos Humanos

OSSJB promove dia de formação de Espiritualidade Mariana e Direitos Humanos

Ontem, dia 30 de maio, mais uma vez, os colaboradores da Obra Social São João Bosco se reuniram no Núcleo São João Batista (localizado no Centro de Campinas) para participarem do dia de Formação, organizado pela equipe gestora da Obra e pela Pastoral Juvenil.

O período da manhã foi permeado com o tema da presença de Maria como Mãe da Congregação Salesiana. Leandro Donizette (Noviço Salesiano) conduziu a oração inicial e encenação da visita de Maria a sua prima Santa Isabel. Padre Jeferson da Silva (Diretor Executivo da OSSJB) fez uma pequena reflexão no “Bom dia” associando a importância do papel de Nossa Senhora Auxiliadora na vida de Dom Bosco e, também, na nossa!

IMG_3435

Padre Glauco Landim (Diretor Presidente), recém-chegado da Itália (onde esteve nos principais locais onde Dom Bosco atuou com os jovens, como a cidade de Turim, gênese da Congregação), trouxe algumas colocações feitas pelo Reitor-Mor, Padre Ángel Fernandes Artime, no encontro que tiveram no Oratório de Valdocco. Dentre as principais preocupações do pai espiritual dessa grande família, está a necessidade de se retomar a identidade salesiana. Com essa urgência de se conhecer profundamente o carisma e a espiritualidade dos salesianos, Padre Glauco parafraseou o Papa Francisco dizendo: “A Igreja não é uma ONG!”. Destacou que as Obras buscam fazer algo mais do que apenas ações sociais, e para isso, precisamos nos formar constantemente. “É preciso insistir no cuidado do carisma mesmo que isso incomode alguém!”, diz ele que trouxe a frase, arrebatadora de Padre Ángel: “Isso é inegociável. Ou nós somos salesianos ou não somos!”.

IMG_3559

Em seguida, o palestrante convidado, Padre Alcides da Silva, dissertou sobre as fundamentações bíblicas da devoção à Maria. Especialista na Palavra de Deus e em suas muitas traduções, fez a leitura e a análise sistemática de algumas passagens como “As Bodas de Caná” (Jo 2, 1-11) e “A mulher apocalíptica” (Ap 12, 1-17), além de frisar a beleza extraordinária de Maria como a mais perfeita criatura feita pelo Criador, seu verdadeiro testemunho como discípula de Cristo e o dogma de Maria como autêntica Mãe de Deus!

IMG_3649

A parte da manhã foi finalizada celebração da Santa Missa e com a prática da cremação das cartinhas dedicadas a Nossa Senhora Auxiliadora. O momento e, também, o mês mariano, foi concluído com a coroação da imagem adornada e benção sacerdotal.

IMG_3754

Após o almoço, houve breve apresentação e acolhimento dos novos colaboradores das várias unidades da OSSJB. Com isso, Ana Lúcia Batista (Gerente Operacional) apresentou o Grupo do Mestrado de direito da UNISAL de Lorena/SP, como os palestrantes do período da tarde.

Formado por Daisy Rafaela da Silva (Doutora em Direito, Mestre em Direitos Difusos e Coletivos, Professora Titular do Programa de mestrado em Direito pela UNISAL de Lorena/SP, e demais especializações), Elizabeth Novaes (Licencianda em Filosofia e Pesquisadora em Direitos Humanos), Tiago Bueno (Graduando do 3º ano de Direito e Pesquisador de Direitos Humanos) e Roberto Bastos (Advogado, Mestre em Direito e Secretário Municipal da Juventude de Lorena/SP), o grupo palestrou sobre o tema: “Direitos Humanos: a igualdade e o respeito no combate ao Bullying”.

IMG_3841

Salesiana desde os nove anos de idade, Daisy tratou, de forma descontraída, deste tema que, segundo ela, não é distante da realidade de cada um de nós. Alertou aos educadores sobre o papel, importantíssimo, que possuem na vida dos educandos, capaz de gerar uma transformação positiva decorrente do ofício ao qual foram chamados. Explicou que o bullying são violências e que ganharam essa nomenclatura graças aos estudos americanos/ingleses que, derivado do verbo bully, a palavra tem o significado informal de “valentão”. “Estou falando aqui da violação dos direitos à pessoa humana e respeitar o direito do outro é o verdadeiro exercício de amor ao próximo!”, diz a professora.

IMG_4065

Dentro desde assunto tão amplo, o professor Roberto Bastos falou um pouco sobre a atuação do poder público como responsável por promover mecanismos que estimulem a chamada Cultura de Paz. Disse acreditar num mundo melhor a partir das nossas atitudes individuais e participação na sociedade. Apresentou o projeto “Lorena pela Vida”, existente há 9 anos, que teve a efetivação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no cumprimento de um artigo que diz “É proibida a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas e cigarros para menores”. Essa sensibilização cresceu com a criação de concursos que contam com a participação dos jovens através de cartas e desenhos que geram um livreto com todos os trabalhos. Indicou também a cartilha “Direito Humanos e Bullying”, criada recentemente pelos alunos do programa de Mestrado em Direito do UNISAL de Lorena/SP, como subsídio para os educadores.

IMG_4048

Daisy finalizou a palestra dizendo: “O que Dom Bosco criou é de uma beleza… E é atemporal! Ele foi um dos pioneiros a falar sobre a importância da presença. O educador salesiano tem que estar sempre perto e vigilante!”.

Após intervalo, os colaboradores participaram de uma atividade em grupo onde elegeram, primeiro, uma palavra negativa que expressava o Bullying e/ou o sentimento de suas vítimas e, depois, uma palavra positiva que serviria de enfrentamento para o mesmo. Dentre tantas escolhas, o Amor foi (e é), sem dúvidas, a melhor solução para o problema.

 

Texto e fotos: Gabriela Haeitmann

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top