Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Saiba Mais / OSSJB promove reflexão sobre a violência contra a mulher

OSSJB promove reflexão sobre a violência contra a mulher

Na última quarta-feira, dia 15 de junho, as educandas do Núcleo Dom Bosco (Residencial Vida Nova) participaram de um encontro com a palestrante Mariana Janeiro (pós-graduada em Filosofia pela Universidade Anhembi-Morumbi e graduanda em Sociologia pela UNIP), onde discutiram sobre relacionamentos abusivos e violação dos direitos das mulheres tendo como “pano de fundo” o caso do estupro coletivo, ocorrido na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro no dia 22/05/2016.

IMG_8029

A roda de conversa, aberta para as meninas da faixa etária de 12 a 14 anos, aconteceu com as turmas dos dois períodos (manhã e tarde). Mariana buscou uma discussão sobre os mais variados tipos de relacionamentos abusivos que, por sua vez, expõem a mulher às situações de violência. As meninas participaram relatando histórias que já vivenciaram ou presenciaram. Abordaram o caso da jovem de 16 anos que foi abusada sexualmente por 33 homens no Rio de Janeiro a fim de reforçarem a ideia de que, em qualquer caso de estupro, a culpa nunca será da vítima!

IMG_8066

Este trabalho de capacitação e conscientização das adolescentes vem sendo desenvolvido semanalmente. As educandas reúnem-se todas as quartas-feiras no Núcleo da OSSJB e, neste ambiente acolhedor, compartilham vivências e sentimentos, fortalecendo a autoestima das mesmas. Cientes da importância da atuação feminina na sociedade, entre outros objetivos, o grupo visa diminuir o índice de violência doméstica e urbana contra a mulher (principalmente nas regiões periféricas), em especial, de mulheres negras.

IMG_8068

Fotos e informações: Núcleo Dom Bosco

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top