Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Serviços

Serviços

• SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). (PNAS, 2004).

Presente nos bairros periféricos de Campinas com a proposta de atender crianças e adolescentes no contra turno escolar, a Obra Social realiza o atendimento de suas respectivas famílias em reuniões de pais, visitas domiciliares periódicas e outros atendimentos e encaminhamentos.

  • De 06 a 14 anos
  • De 15 a 24 anos
As atividades visam assegurar um melhor desenvolvimento físico, psíquico e social, capaz de tornar as crianças e adolescentes aptos a enfrentar a realidade em que vivem, transformando-a de modo a resgatar seus direitos de cidadãos e a sair da situação de exclusão em que se encontram. Estimular o desenvolvimento e a liderança das crianças e adolescentes levando-os a adquirir condições para decidir e construir seu próprio futuro, desenvolvendo o desejo de SER, de existir, despertando em si potenciais escondidos, através de atividades lúdicas, oficinas culturais e esportivas, apoio escolar, etc.
Objetivando atendimento dos jovens da cidade de Campinas que têm acima de 15 anos e que encontram grandes dificuldades de colocação no mercado de trabalho, muitas vezes ocupando posições de baixa qualidade e de menor remuneração devido à pouca escolaridade e à falta de qualificação profissional, a Obra Social São João Bosco oferece aos adolescentes e jovens de 15 a 24 anos cursos para inserção no mundo do trabalho em período oposto ao horário escolar, já que obrigatoriamente o adolescente e o jovem devem estar estudando ou ter concluído o ensino médio.

Números de educandos por Núcleo de atendimento ( 06 a 14 anos ):

-Núcleo Dom Bosco – Vida Nova: Atendimento diário de 360 crianças e adolescentes.
-Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora – Vila Taubaté: Atendimento diário de 180 crianças e adolescentes.
-Núcleo São Domingos Sávio – Jardim Campo Belo: Atendimento diário de 162 crianças e adolescentes.
-Núcleo Santa Rita – Jardim Dom Gilberto: Atendimento diário de 180 crianças e adolescentes.

Número de atendidos ( 15 a 24 anos ):

-Núcleo São João Batista – Centro: Atendimento de 300 adolescentes e jovens por semestre, de acordo com a carga horária de cada curso.

• EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. A Obra Social São João Bosco, em seus dois Centros de Educação Infantil estabelece metas de qualidade que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, proporcionando o acesso e a ampliação dos conhecimentos adquiridos.

As diferentes áreas de conhecimento são caminhos para as crianças construírem seus saberes. O raciocínio lógico, a natureza e a sociedade, as artes visuais, a música e o movimento, tudo isso se entrelaça para o desenvolvimento global das crianças atendidas pela Dombosquinho e pela Nave Mãe Professor Darci Ribeiro.

Número de atendidos:

– CEI Dombosquinho – Centro: Atendimento diário de 90 crianças de 03 a 05 anos e 11 meses.

– CEI Nave Mãe Professor Darci Ribeiro – Vida Nova: Atendimento diário de 500 crianças de 04 meses a 05 anos e 11 meses.

• CEMEFEJA Paulo Freire

Trata-se da integração de esforços entre o Município de Campinas, o Centro Municipal de Ensino Fundamental para os Jovens e Adultos – CEMEFEJA e a Obra Social São João Bosco, para o funcionamento de escola de educação de jovens e adultos, nas dependências físicas da OSSJB – Núcleo Centro, visando o desenvolvimento educacional de jovens e adultos no Ensino Fundamental, principalmente para jovens em alta situação de risco pessoal, social e excluídos da escola de educação básica.

Número de atendidos: 150 jovens e adultos por semestre

• SALA DE TRANSIÇÃO

Resultado de uma iniciativa configurada sob a forma de um projeto piloto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas, soma as habilidades da escola formal e as metodologias da educação social, socioeducativa e sociofamiliar (baseada na pedagogia salesiana) a fim de proporcionar um espaço de vivência e reaproximação escolar de adolescentes em situação de rua.

Possibilita aos usuários, totalmente excluídos do sistema escolar e afastados do atendimento de assistência social, um ambiente educativo de gradativa socialização, garantindo sua inclusão e permanência no curso supletivo ou regular em escolas públicas ou até mesmo no CEMEFEJA que funciona na OSSJB.

Número de atendidos: 15 jovens por semestre.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A OSSJB

Os comentários estão fechados.

'
Scroll To Top