Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Família Salesiana / Santo Sudário será exposto no ano do bicentenário de Dom Bosco

Santo Sudário será exposto no ano do bicentenário de Dom Bosco

santo_sudarioA notícia é de 4 de dezembro: Por ocasião do bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (2015), durante a primavera, a Arquidiocese de Turim programou uma exposição extraordinária do Santo Sudário (linho que, segundo a tradição, envolveu o Corpo de Jesus depois da Crucifixão).  É possível que também o Papa Francisco participe do evento.

O anúncio foi feito pelo mesmo Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, no decorrer de uma coletiva à imprensa, convocada à pequeníssima distância do anúncio – feito no dia anterior – para fornecer “importantes comunicações sobre os próximos acontecimentos concernentes à Igreja turinense e ao território subalpino”.

A ostensão está estritamente ligada ao Bicentenário de Dom Bosco: disse-o com clareza o mesmo Arcebispo de Turim: “Recebi nestes dias, da Secretaria de Estado da Santa Sé, comunicado da anuência do Santo Padre para tal ostensão pública, na área das celebrações pelo II Centenário de Nascimento de São João Bosco, Pai e Mestre dos Jovens, cujo fecundo carisma continua hoje mais atual e vital do que nunca, também nas obras por ele iniciadas e no serviço que os seus Filhos e Filhas, das Congregações salesianas, realizam em favor da Igreja universal”.

Sobre essa estreita colaboração entre diocese e Salesianos, expressou-se também o inspetor da Circunscrição Especial Piemonte-Val d’Aosta, Pe. Stefano Martoglio. Definiu a exposição extraordinária “uma como sincronia de bem, uma grandíssima ocasião pastoral de fé para todos”.

A cinco anos da última ostensão, ocorrida na primavera do 2010, o Sudário será pois de novo exposto à veneração dos fiéis. E como naquela ocasião foi reverenciado pelo Papa Bento XVI, desta vez existe a concreta esperança de que a Turim peregrine também o Santo Padre Francisco: “Confiamos em que o Papa Francisco possa vir rezar perante o sagrado Linho e honrar São João Bosco, sigilando assim um ano extraordinário para as nossas comunidades eclesiais e civis – disse Dom Nosiglia –. O Santo Padre acolheu o nosso convite e o dos Salesianos. Mas uma data, por ora não a temos”.

O tempo da exposição, programada para um período de perto de 45 dias, entre o tempo pascal e o encerramento das celebrações pelo bicentenário de Dom Bosco, dar-se-á em concomitância com a Exposição Universal 2015, de Milão: esta poderia assim constituir-se também numa ocasião para o crescimento na espiritualidade e na Fé de muitos visitantes, que do exterior virão aportar na Itália.

ANS – Turim

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top