Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Ação Social / Saudações angolanas à minha pátria e aos irmãos brasileiros!

Saudações angolanas à minha pátria e aos irmãos brasileiros!

Por um lado, bastante saudade de vocês. Por outro, estou sendo muito bem acolhido e à vontade em minha nova pátria!

Nossa presença Salesiana aqui na Angola, particularmente na comunidade São José de Nazaré, é um grande dom. Atendemos, cotidianamente, mais de 12.000 mil pessoas. Temos o grande prédio onde fica nossa comunidade e atendemos a maioria dos jovens e crianças, mas também temos mais de oito centros de estudos, casas abrigos, postos de saúdes, muitos grupos juvenis, corais de cantos, catequese e uma paróquia com 13 comunidades. MUITA VIDA! Laudato si!

Acordamos às 5 horas (no Brasil 01h da madrugada, rs), para as orações e as missas. Aqui a maioria das celebrações acontece pela manhã. As nossas são às 06h30. Depois “matabichamos” (tomamos café) e estamos envolvidos com os trabalhos educativos e paroquiais até às 23h, quando o corpo sem força e feliz vai repousar.

Padre William de Lima com seus companheiros de missão

Padre William de Lima com seus companheiros de missão

Completarei onze meses de ordenado e dois meses como missionário. Percebo que tudo vale muito a pena! O senhor realmente nos coloca no mundo para os outros e isto me faz feliz, mesmo diante das dificuldades e limites.

Aqui em Luanda (capital da Angola) é interessante. Um lugar de excessos e contrastes: a beleza humana contrastada com a pobreza social. A falta de infraestrutura, emprego, saúde e oportunidades não tira o brio do angolano, um povo acolhedor, feliz, rico em dons, fé e vontade de viver.

Padre William com seus atendidos

Padre William com seus atendidos

É muito forte o sentido de família e acolhida. Na semana em que cheguei foi muito bonito de ver. Um grupo de mamães veio à nossa casa para me acolher como “pai da comunidade”, o “padre é nosso pai! Pai espiritual, mas também é nosso filho e nosso irmão. Somos uma família”!

Ressalto aos irmãos (Leigos e SDBs) que, de alguma forma, sonham em realizar uma experiência missionária: “Ad Gentes” (é algo muito especial). – Não tenham medo! (Padre Edson, não fique bravo comigo! rs).

Padre William em missão na Angola

Padre William em missão na Angola

Peço a Deus, o grande Pai de nossa família e Mamã Muxima (padroeira de nossa visitadoria salesiana), que abençoem a todos no Brasil e aqui na Angola. Não nos deixem nunca cair em desânimo diante das dificuldades do tempo presente. Brasil ou Angola, já sofremos muito, mas ambas as nações possuem uma marca bonita e tem muito a ensinar ao mundo e aos seus filhos: Fé, Esperança e a prática do amor: a Caridade.

 

Em Dom Bosco, meu saudoso abraço,

Pe. William de Lima (SDB).

Sobre OSSJBCampinas

A Obra Social São João Bosco ( OSSJB ) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social ( RESAS ) e atua no âmbito da prevenção de situações de risco social, promovendo o desenvolvimento intelectual, ético, humano e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, possibilitando o exercício da cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

'
Scroll To Top