Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica



O trabalho educativo realizado baseia-se na filosofia do Sistema Preventivo de Dom Bosco que foi o grande idealizador da Congregação e da Família Salesiana e do carisma para o trabalho com jovens em situação de risco e desproteção.

Tripé educativo salesiano

O Sistema Preventivo tem como alicerce o espírito de família fundamentado no tripé: razão, religião e amorevolezza, esta última uma palavra italiana cuja tradução aproximada seria amor educativo. Alguns pontos são fundamentais nessa pedagogia, como a presença ativa do educador em todos os momentos na vida do jovem.  Esta presença não deve ser entendida como repressora ou punitiva, mas uma presença significativa de amizade, onde se cria um ambiente familiar e acolhedor. É preciso que o educador esteja atento para descobrir o que o jovem gosta para que a partir disto possa inserir propostas educativas; é preciso conquistar a confiança do jovem para que se consiga através da intervenção educativa formar “o bom cristão e o honesto cidadão”.

Dessa forma, o dia-a-dia de uma casa salesiana constitui-se por ambiente de amizade, alegria, confiança, espírito de família e atividades.

O educando inserido nos Programas da OSSJB recebe visita domiciliar com o objetivo de averiguar sua situação de vida, sua realidade social e sua problemática para que a intervenção educativa seja capaz de atingí-lo em suas necessidades, tornando-se, portanto, mais eficiente.

É pré-requisito para se efetivar a matrícula na Entidade, que o candidato esteja matriculado e frequentando a Rede Regular de Ensino. O acompanhamento escolar é realizado para garantir que os educandos continuem frequentando regularmente a escola e com bom aproveitamento, minorando, assim, os casos de evasão escolar.

A OSSJB oferece aos educandos de duas a quatro refeições diárias, dependendo do serviço em que estão inseridos. O Núcleo São João Batista, localizado no Centro, atende educandos provenientes de 66 bairros da região periférica de Campinas e estes são beneficiados diariamente com transporte que é subsidiado através de convênios efetivados.

É uma prática própria da casa salesiana – e apresenta resultados positivos na formação do educando – o “Bom Dia” e o “Boa Tarde”, momentos de 05 a 10 minutos, onde todos os educandos e a equipe educativa se reúnem em um mesmo ambiente. Neste momento deve haver um canto, alguns avisos de ordem geral do funcionamento da casa, uma reflexão-mensagem para o dia e uma oração. O “bom dia” e o “boa tarde” são criativos e contam com a participação dos educandos, de modo que se propicie o protagonismo e a liderança dos atendidos. Após o “bom dia” ou “boa tarde” os educandos iniciam suas atividades.

O atendimento recebe suporte de uma equipe técnica composta por: Coordenador Geral, Pedagoga, Assistente Social e uma equipe de Educadores Sociais. A Direção da OSSJB acompanha todos os trabalhos dando as diretrizes e orientando tanto o trabalho técnico como a parte espiritual, motivando e animando os grupos.

Os educandos atendidos e também suas famílias recebem encaminhamentos de acordo com as suas necessidades podendo ser eles: odontológico, médico, terapêutico, tratamento de drogadição, escolar, profissionalização, entre outros.

Foto: Gustavo Andrade

 

Os comentários estão fechados.

'
Scroll To Top