Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Núcleo Dom Bosco

Núcleo Dom Bosco

A existência do Núcleo Dom Bosco deu-se devido à necessidade de descentralizar o trabalho da OSSJB. A descentralização, que é uma diretriz para o trabalho com a criança e com o adolescente estabelecida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), favorece o trabalho em muitos aspectos. A proximidade com a realidade social, a inserção na comunidade local e a vivência da rotina possibilitam uma intervenção mais voltada às necessidades da população atendida, além de propiciar uma convivência mais próxima e personalizada.

O trabalho no bairro Vida Nova iniciou-se em 1996 com um grupo de pais e responsáveis, e era realizado por voluntários que se reuniam em um salão comunitário, espaço emprestado.

No ano de 1998, o Externato adquiriu um terreno no bairro e, a partir desta nova perspectiva, começou-se a visualizar concretamente o projeto de descentralização. No segundo semestre deste ano, ainda sem uma construção, os adolescentes moradores dos bairros: Vida Nova, Vila Vitória e adjacências começaram a ser atendidos em um barracão (utilizado como igreja do bairro Vila Vitória) até que a construção fosse concluída e que o trabalho pudesse acontecer nas suas dependências.

No final do ano de 1998, mais especificamente em meados de outubro, os educandos passaram a ser atendidos no próprio prédio do Externato e com melhores condições de desenvolver um trabalho socioeducativo. Essa descentralização foi pioneira e tem surtido efeitos positivos para a comunidade desde então.

O Núcleo Dom Bosco tornou-se essencial para os bairros da região do Vida Nova, uma vez que a clientela atendida era desfavorecida economicamente, necessitando de formação cristã e de oportunidades para desenvolver habilidades, formar valores éticos, sociais e morais para alicerçar suas famílias e para o desenvolvimento pleno de suas capacidades.

A população atendida atualmente tem faixa etária que varia de 06 a 14 anos e 11 meses e tem características peculiares de desproteção: famílias desestruturadas, muitos casos de alcoolismo, com uma certa frequência tem-se casos de maus-tratos, violência doméstica, negligência, etc. O que de fato permeia estas famílias são as situações de vulnerabilidade social e abandono das políticas públicas de proteção.

É importante ressaltar a relevância deste trabalho realizado no bairro Vida Nova, porque na época de sua implantação foi feita uma pesquisa onde se constatou que a maioria das crianças e adolescentes que viviam em situação de mendicância, trabalho informal ou perambulavam pelas ruas do centro eram moradores do bairro Vida Nova ou da região. Hoje o bairro cresceu muito e está melhor estruturado, sendo possível constatar uma melhor organização dos grupos familiares e do próprio bairro, que ganhou novos equipamentos públicos, as ruas receberam pavimentação e nota-se uma progressiva melhora em diversos aspectos sociais da região.A transformação do educando é promovida através da formação humanista-cristã que promove a cidadania dos educandos e seus familiares, a prática da solidariedade, o convívio humano saudável e a paz. Essa nova visão do mundo muda a vida do educando, de seus familiares e da comunidade.

O Núcleo Dom Bosco cresceu junto com o bairro e foi, sem sombra de dúvidas, de grande relevância para a promoção humana e social dos diversos atendidos que passaram pela Entidade desde a sua inauguração.

Fotos: Gustavo Andrade

NÚCLEO DOM BOSCO | Coordenadora: Grazielle Aparecida Foleis

End: Rua Daniel de Godói Pereira, nº42 Vida Nova – Campinas SP

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7:45 até às 17 horas.

Fone: (19) 3226-0620 | nucleovn@ossjb.org.br

 

 

Os comentários estão fechados.

'
Scroll To Top