Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora

Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora

A pedido do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da Associação de Moradores, a OSSJB começou a desenvolver um trabalho educativo no bairro Parque Oziel

O trabalho socioeducativo realizado pela OSSJB no Parque Oziel e região foi implantado no ano de 1999. O trabalho iniciou-se pelo bairro devido à grande demanda de crianças e adolescentes moradores nesta região de ocupação que viviam em situação de risco.

A região invadida não possuía recursos de atendimento à população e saneamento básico. Havia apenas uma escola que a princípio funcionou em condições precárias de atendimento, sendo estruturada em containers que serviram como salas de aula. Eram 11 containers onde estudavam cerca 500 alunos por período: manhã, intermediário e tarde. A instalação em containers ocasionou inúmeros problemas, a ponto de a escola ter que ser transferida para um prédio alugado, o que também se tornou uma situação complicada devido ao fato da localização da escola ser em lugar inadequado: muito longe do bairro e próxima de rodovias. Alguns alunos, inclusive no trajeto de ida e vinda da escola foram seguidos e até assediados, o que levou muitos pais a tirarem os filhos da escola.

Após muita luta da comunidade, através de reuniões e reivindicações, a escola do bairro foi construída e começou a funcionar.

A população do bairro, na época, era estimada em aproximadamente 9.000 famílias e 45.000 pessoas.

No primeiro semestre de 1999, uma educadora social realizava o trabalho através de visitas às famílias com o objetivo de formar grupos de adolescentes e de pais. O trabalho não tinha uma sede e ocupava os espaços que a comunidade disponibilizava, entre eles terrenos desocupados, a igreja católica e a cozinha comunitária.

Com o passar do tempo a educadora começou a ser acompanhada por um monitor de capoeira e formou-se um grupo de adolescentes que não tinha local específico para sua reunião. Foi então que a Associação de Moradores de Bairro ofereceu uma sala onde funcionava uma cozinha comunitária que foi fechada. A sala era pequena e em péssimas condições, não apresentava possibilidade de ser um ambiente educativo saudável. Os Salesianos realizaram uma reforma na sala e até hoje usa suas dependências para realização de parte de seu trabalho.

Em 2002 a Prefeitura Municipal implantou um Centro de Saúde no bairro que funciona ainda em condições não muito adequadas.

Em 2008, visando um melhor atendimento às crianças e adolescentes do bairro e tendo em vista a grande demanda por vagas, a Obra Social ampliou o trabalho, transferindo o atendimento socioeducativo para o bairro vizinho, a Vila Taubaté (antigamente denominada Gleba B). Neste local foram construídos uma quadra poliesportiva, salas de aula, escritórios e uma cozinha melhor estruturada.

8o

O trabalho realizado é muito importante para o bairro porque usa o tempo disponível das crianças e dos adolescentes com atividades saudáveis que prezam pelo aprendizado de valores cristãos, tirando-os da rua e do convívio com pessoas envolvidas no mundo do crime. A OSSJB tem a convicção de que através da aplicação do Sistema Preventivo de Dom Bosco pode-se aumentar a qualidade de vida dos educandos, de suas famílias e do próprio bairro, colaborando assim, para a construção de uma sociedade mais justa e digna.

Fotos: Gustavo Andrade

• NÚCLEO NOSSA SENHORA AUXILIADORA | Coordenador: Carlos Eduardo Ribeiro Sacolli

End: Rua Mauro Fialho Garcia, nº 175, Vila Taubaté – Campinas SP

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7:45 até às 17 horas.

Fone: (19) 3229-6574 | nucleooziel@ossjb.org.br

Os comentários estão fechados.

'
Scroll To Top