Encontro de Educadores Salesianos reúne equipe de obras sociais

Encontro de Educadores Salesianos reúne equipe de obras sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Organização da rede e pedagogia de Dom Bosco foram tema de evento realizado em Campinas

“O DNA Salesiano: nos passos do Bom Pastor”, foi tema do Encontro de Educadores Salesianos da Região Paulista, realizado no dia 28 de setembro em Campinas (SP). Cerca de 150 colaboradores de obras sociais salesianas da Região Paulista – que abrange Campinas, Araraquara, Araras, Americana e São Carlos –  participaram do evento e puderam se colocar em unidade com outras casas e diferentes experiências.

Pela manhã, Ana Lúcia Batista, gestora do Polo São Paulo, falou aos colaboradores sobre a organização da Rede Salesiana Brasil, fazendo uma reflexão sobre a unidade das presenças e explicando melhor o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos quatro anos, além de citar os GTs e suas articulações particulares.

O grupo ainda pode assistir a uma participação especial das crianças do Centro Educacional Infantil Professor Darcy Ribeiro, que é administrado pela Obra Social São João Bosco, de Campinas. As crianças apresentaram uma dança coreografada pelas monitoras.

Padre Rafael Galvão, coordenador de Pastoral do Colégio Dom Bosco de Piracicaba, abordou o tema do encontro, deixando claro que a espiritualidade juvenil salesiana tem sua maneira de ser e foi feita para a juventude. O padre lembrou que um bom pastor deve guiar o seu rebanho, não se deixar arrastar pelo desânimo e pelo pessimismo e convidou os educadores a olharem para suas ovelhas, escutá-las e entender suas realidades atuais, colocando os educadores no lugar do Bom Pastor. “O jovem quer uma Igreja relacional, amiga e próxima”, disse o padre, que ainda citou a frase de Dom Bosco: “Ganhai o coração dos jovens por meio do amor”.

Após as orientações, os educadores foram divididos em grupo para que pudessem discutir as atitudes pedagógicas entre as casas e, depois, socializaram as ideias e reflexões na plenária.

Na parte da tarde, os colaboradores puderam conhecer o Parque Municipal Dom Bosco, que recebeu este nome em homenagem aos salesianos da presença social de Campinas, e caminharam até a Paróquia Dom Bosco, conhecendo um pouco do bairro, das unidades da Obra Social São João Bosco e da história da instituição no local. Na paróquia, houve um momento de espiritualidade e o encerramento com um café.

Os jovens líderes do Núcleo Dom Bosco, local que recebeu o encontro, ajudaram na realização do mesmo, acolhendo os participantes que chegavam e orientando-os no local e na ida até a paróquia. Foi um momento de interação entre as casas e também entre as realidades.

Comunicação OSSJB - Mariana Ignácio

Comunicação OSSJB - Mariana Ignácio

Notícias interessantes para você!

Artigos

Você sabe o que é um patrono?

Por Irmão Eduardo Toledo de Melo – Coordenador de Pastoral Se olharmos para a origem (ou seja, para a etimologia) da palavra veremos que ela vem