Pastoral Juvenil promove encontro internacional entre jovens da Obra e do Equador

Pastoral Juvenil promove encontro internacional entre jovens da Obra e do Equador

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Por Irmão Eduardo Toledo de Melo – Coordenador de Pastoral

Os jovens do grupo juvenil da Obra Social São João Bosco tiveram a oportunidade de participar de um encontro interacional on-line, realizado no dia 11 de dezembro. A iniciativa partiu do educador Rodrigo Adamo, animador de pastoral do Núcleo Dom Bosco, localizado no bairro Vida Nova. Há alguns anos, o educador participou de um encontro internacional de voluntariado missionário e, desde então, manteve contato com Jessica Villacrés Baldeón, uma jovem do equador que é coordenadora do Movimiento Juvenil Salesiano Colmena das Filhas de Maria Auxiliadora do Equador.

Com a pandemia do novo coronavírus, a facilidade de acesso às plataformas digitais fez com que surgisse essa ideia de que os jovens pudessem se conhecer virtualmente para partilhar as diferentes culturas e os desafios com esta nova realidade que estamos vivendo na pandemia.

Temática do Encontro Binacional

A reunião teve como pano de fundo a experiência de Madre Mazzarello, que ao ver a Igreja da janela de seu quarto, se sentia unida ao Senhor Jesus, mesmo impossibilitada e distante da igreja.

O encontro virtual foi dividido em 3 momentos, nos quais os 48 participantes puderam trocar varias experiências. O primeiro se chamou “Janela Musical” no qual cada grupo apresentou alguma música típica de seu país. No segundo momento, chamado “Janela da Nossa Cidade”, os jovens apresentaram a realidade onde moram e algumas curiosidades sobre Campinas e Quito. No terceiro momento, os jovens foram divididos em grupos pequenos para que pudessem se conhecer melhor e partilhar como estão vivendo esse tempo de pandemia.

A experiência foi muito bonita e as janelas continuam abertas para outros encontros.

Confira o que nossos jovens levaram desta experiência de intercâmbio e fé:

Gislaine Lopes, 19 anos

Tivemos a incrível experiência de nos encontrarmos virtualmente, para poder compartilhar nossas culturas. O encontro foi maravilhoso, foi uma oportunidade de abrirmos nossos horizontes para o novo, para podermos aprender um pouco sobre as práticas de ensino salesianos de outro lugar. Todos aqui do Brasil que participaram gostaram muito desse encontro, se divertiram e a vontade de conhecer o Equador e o pessoal presencialmente ficou em cada um.

Bruno Rueda, 16 anos

O encontro internacional me pareceu uma experiência única, já que pude aprender varias coisas sobre o Brasil. Além disso, eles puderam se abrir e nos receber com um abraço caloroso. A parte que eu mais gostei foi quando nos dividimos em grupos pequenos para partilhar. Mesmo com uma pequena dificuldade no idioma, nós conseguimos se comunicar mais pessoalmente e nos conhecer mais profundamente.

Domenica Rubio, 18 anos

Ao participar neste intercambio cultural pude sentir não somente como parte de um grupo, mas em algo maior, porque ao partilhar nossas tradições também mostramos como nós somo, o que nos faz como pessoas e aprender um do outro. Nós expandimos nossas experiências e amamos mais nossos semelhantes fazendo do mandamento de Deus algo real, algo que quer seguir nos unindo e servindo. Apesar de nossas dificuldades, viver sempre alegres.


Comunicação OSSJB - Mariana Ignácio

Comunicação OSSJB - Mariana Ignácio

Notícias interessantes para você!

Artigos

Você sabe o que é um patrono?

Por Irmão Eduardo Toledo de Melo – Coordenador de Pastoral Se olharmos para a origem (ou seja, para a etimologia) da palavra veremos que ela vem