Você sabe o que é um patrono?

Você sabe o que é um patrono?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Por Irmão Eduardo Toledo de Melo – Coordenador de Pastoral

Se olharmos para a origem (ou seja, para a etimologia) da palavra veremos que ela vem do latim patronariu, patronus e significa defensor ou aquele que defende. Além disso, antigamente os primeiros cristãos tinham o costume de escolher nome de santos para seus filhos. Esse costume era feito para que as pessoas tivessem um intercessor junto a Deus. Inclusive o costume era batizar a pessoa na festa litúrgica do santo escolhido.

São Francisco de Sales

Dom Bosco, desde pequeno se interessou pela vida dos santos. Não sabemos ao certo quando Dom Bosco conheceu a história de São Francisco de Sales, mas na região onde Dom Bosco vivia, existia uma veneração nacional pelo bispo de Genebra. Tanto a história como seus escritos eram bem difundidos. No dia de sua ordenação chegou a afirmar: “A caridade e a doçura de São Francisco de Sales me guiem em todas as coisas”.

Quando sentiu o chamado de fundar a congregação, escolheu como patrono São Francisco de Sales. É dele que vem o nome “salesianos” e Dom Bosco o escolheu porque queria que seus filhos se inspirassem na sua caridade e no seu zelo pastoral.

Dom Bosco acreditava que o espírito de São Francisco de Sales fosse o mais adequado para a instrução do povo, sobretudo dos jovens mais pobres. Entre os salesianos, é o autor predileto no aprofundamento da caridade pastoral, ou seja, no amor e na bondade, características tão importantes para a pastoral.

Patrono da Família Salesiana

O próprio Dom Bosco nos explica o motivo porque escolheu São Franscisco de Sales como patrono: “Havíamo-nos colocado sob a proteção desse santo para que nos alcançasse de Deus a graça de imitá-lo em sua extraordinária mansidão e na conquista das almas. Outra razão era a de colocar-nos sob sua proteção a fim de que do céu nos ajudasse a imitá-lo no combate aos erros contra a religião, especialmente do protestantismo, que começavam a se insinuar insidiosamente nos nossos povoados, sobretudo na cidade de Turim”.

Sendo assim, ter a figura de São Francisco de Sales como patrono significa que todos somos chamados a revestir-nos desta bondade, que caracterizava seu modo de ser e a ter o coração inflamado por uma caridade pastoral que vá ao encontro de todos os jovens.

………………………………………………………………..

Fontes:

http://www.salesianos.com.br/sao-francisco-de-sales-inspirador-e-patrono/

http://www.diocesemontenegro.org.br/noticias/2019/05/curiosidade-por-que-a-igreja-catolica-nomeia-padroeiros-e-patronos/

O projeto de vida dos salesianos de Dom Bosco: Guia a leitura das constituições salesianas. Dom Hilário Moser (org.). 1ªed. Brasilia, DF: Edebe Brasil. 2016.

Comunicação OSSJB - Mariana Ignácio

Comunicação OSSJB - Mariana Ignácio

Notícias interessantes para você!

Artigos

Você sabe o que é um patrono?

Por Irmão Eduardo Toledo de Melo – Coordenador de Pastoral Se olharmos para a origem (ou seja, para a etimologia) da palavra veremos que ela vem